Para quem planeja fazer uma reforma, algumas questões precisam ser analisadas antes de começar efetivamente a obra. Segundo a arquiteta Juliana Lahóz, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e com especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), planejar cada detalhe da construção é fundamental para evitar dessabores. "Quanto mais informações você tiver, menores as chances de ser surpreendido", opina.
Juliana destaca que o primeiro passo é definir um cronograma para que a obra tenha um prazo realista. "Inicialmente, não pense no tempo total. Descreva cada atividade necessária e, com o auxílio de um profissional, determinem quanto vai demorar cada etapa. Com um bom cronograma, o fluxo da obra é realista e o controle financeiro também é facilitado", ensina.
De acordo com a arquiteta, o investimento previsto pode alterar-se durante a obra, por isso é preciso prever uma reserva financeira. "Incertezas precisam ser resolvidas. Também é comum reajustes no preço de materiais durante o período de obra e tais condições precisam estar bem claras antes da reforma. Quando a pessoa tem uma reserva, ela evita paralisar a obra por falta de recursos e, consequentemente, a conclusão não sofrerá atrasos."
A arquiteta lembra que o profissional contratado é quem deve estar pronto para contornar possíveis problemas na obra, seja ele um arquiteto ou um engenheiro. Recorrer a um profissional também facilita na hora de decorar a residência, mas decorar por conta própria é possível e não tem grandes segredos. Existem muitas referências e dicas de decoração nas lojas de materiais de construção e na própria internet que permitem ao proprietário escolher materiais econômicos que agradem seu gosto pessoal.
Ao escolher uma nova tinta, a melhor forma de testar cores para evitar erros é pintar pequenos quadrados com cada cor que gosta e ver qual delas vai chegar ao tom que você deseja, conforme indicam os profissionais da Claro Imobiliária, de Curitiba. Faça espaçamentos entre os quadrados de aproximadamente 20 centímetros e procure fazer em ambiente que tenham luz do sol, pois as tintas podem ser bem diferentes do que imaginamos quando estão secas.
Para facilitar a combinação da mobília com o restante dos elementos de um ambiente, a Claro Imobiliária sugere que os móveis tenham cores claras, que casam mais facilmente com outros itens decorativos. Já para dar um toque especial a uma bela parede vazia, o segredo é montar várias combinações de quadros no chão, para testar ângulos diferentes sem correr o risco de perfurar a parede e se arrepender do resultado depois.
Móveis como estantes ou abajures de chão são peças curingas para decorar os mais diversos ambientes. Contudo, antes de fazer a montagem, é necessário perceber onde estão as tomadas, cabos e fios de internet, para não comprometer o conforto do usuário.
Ao escolher pisos e revestimentos, opte por materiais que se encaixem na rotina da casa. Não vale a pena instalar pisos de pedras porosas ou porcelanatos se você gosta de limpar o chão com produtos químicos, que danificam o piso. E sempre que possível, busque a opinião de especialistas para se sentir mais seguro antes de finalizar a compra.