O ar-condicionado já se tornou item praticamente indispensável para os londrinenses que, durante o Verão, costumam enfrentar temperaturas acima dos 34º C. Mas manter o aparelho ligado durante todos os dias da estação mais quente do ano não é uma solução nada econômica. O que fazer, então, para deixar os ambientes frescos e a conta de energia mais barata? Arquitetos garantem que dá para espantar o calorão com soluções aplicadas desde a concepção do projeto até depois de a casa já estar erguida.
A arquiteta, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras, Juliana Mussi, lembra que a primeira coisa a se pensar no planejamento de uma construção é a orientação solar. "Os quartos devem receber o sol da manhã, para que não fiquem aquecidos demais no fim da tarde", orienta. Quando isso não for possível, uma solução é fazer uma parede dupla – com duas fiadas de tijolos - onde o sol bate. Isso impede a passagem da radiação solar, ajuda a manter o ar mais fresco dentro do ambiente e melhora a acústica.
Outra dica importante é garantir a ventilação cruzada, com a abertura de portas e janelas em paredes opostas e favoráveis ao vento dominante da cidade onde a edificação será erguida. "Só tem que tomar cuidado para não criar túneis de vento – aqueles que costumam provocar a batida forte de portas", avisa. Persianas e películas nos vidros impedem a entrada dos raios ultravioleta. E para manter as janelas abertas até mesmo durante a noite, uma boa alternativa é investir em telas que bloqueiam a passagem de insetos.
Cores e iluminação também afetam no conforto térmico dos ambientes, segundo a arquiteta. Como já se sabe, cores escuras absorvem mais calor, por isso, não devem ser utilizadas em paredes que possuem contato direto com insolação. O ideal é optar por tons mais claros nos espaços que recebem mais sol. Iluminação com lâmpadas de LED – que hoje já é uma realidade na maioria das residências - é a mais recomendada por não aquecer demais.
A arquiteta Louisa Savignon lembra ainda que pés-direitos altos garantem ambientes mais frescos, porque concentram o ar mais quente próximo ao forro e deixam mais espaço para a circulação do ar. No caso de edificações já prontas, ela diz que é possível aliviar o calorão passando uma tinta térmica por cima das telhas. "Funciona mais para casas que não possuem o telhado aparente", alerta.
Outra dica importante, pensando em decoração, é priorizar tecidos naturais. "Suede e camurça no sofá não combinam com o verão", afirma. Ela recomenda o uso do linho e algodão, que são mais frescos. Ventiladores de teto e vaporizadores de ambiente também são alternativas mais econômicas e que funcionam muito bem para arejar, segundo Louisa.