O projeto do edifício Palazzo Veronesi, zona sul de Londrina, já previa a criação de uma horta no condomínio, mas foi a dedicação de um morador que a tornou produtiva. O ortopedista Nereu Genta, 82 anos, tinha o sonho antigo de ter uma horta e isso foi decisivo na escolha de seu atual endereço. "Sempre gostei muito de horta, jardim, flores. Agora, que estou com um pouco mais de idade, estou podendo me dedicar a isso. Para mim, é uma psicoterapia", conta.

Mesmo com algumas dificuldades de locomoção, ele não abre mão da responsabilidade sobre a horta. "Eu tive uma lesão no joelho e não estou podendo colocar o pé no chão, mas de carrinho elétrico eu vou orientando um funcionário do condomínio e ele vai fazendo por mim", conta orgulhoso.

A horta não é muito grande, mas foi efetivamente adotada pelos moradores. "Todos os moradores podem pegar alimentos da horta. Eu controlo um pouco, senão tem gente que pega muito e outros ficam sem. Mas o Nereu providencia que tudo vá sendo replantado para não acabar", explica o síndico Eduardo Gonzaga de Oliveira. E variedade não falta, segundo ele. "Tem alface lisa, alface crespa, repolho, temperos, jabuticaba, coco-da-baía."

AGASALHOS

Outra iniciativa realizada anualmente em alguns condomínios londrinenses associados ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) é a coleta de agasalhos para doação, promovida pelo Sesc. "Nós disponibilizamos um local para a caixa de coleta. Muitos moradores participaram e muita coisa foi arrecadada aqui", conta Ariane Fadel, responsável pela administração de um complexo de seis condomínios participantes, com mais de 1.240 famílias moradoras. (J.G.)