Paredes derrubadas na reforma da casa da família Alcântara garantiram integração entre os ambientes, além de mais luminosidade e ventilação, melhorando o conforto dos moradores
Paredes derrubadas na reforma da casa da família Alcântara garantiram integração entre os ambientes, além de mais luminosidade e ventilação, melhorando o conforto dos moradores | Foto: Saulo Ohara



Imagine economizar até 50% na conta de luz no fim do mês e ainda ter uma casa bem arejada no verão. Parece um sonho impossível levando em consideração a necessidade do uso do ar-condicionado para espantar o calorão, não é mesmo? Mas esta é a realidade hoje de uma família londrinense que investiu em uma grande reforma na casa para deixar os ambientes mais frescos naturalmente. O ar-condicionado não foi totalmente dispensado do dia a dia, mas seu uso passou a ser bem menos frequente, garante o engenheiro de materiais Marcelo Candalaft Alcântara.
Entre as mudanças, feitas sob a supervisão de uma arquiteta e um engenheiro, estão o pé-direito mais alto e a utilização de manta térmica entre a telha e o madeiramento. "Ela só reflete o calor para fora e resfria bastante a casa", conta. Paredes foram derrubadas para integrar sala e cozinha e novas portas abertas para permitir a circulação do vento. Além de deixar o espaço mais fresco, a medida contribuiu para melhorar a luminosidade da casa e, consequentemente, economizar energia elétrica.
Um ar-condicionado foi mantido na sala para ajudar a refrescar o ambiente nos dias mais quentes, mas Alcântara lembra que o aparelho só é eficiente de verdade quando instalado no local adequado. Ou seja, mais do que potência, o posicionamento dele é importante para que o ar gelado circule por todo o espaço. Feliz com o resultado da reforma, o engenheiro aconselha não abrir mão de profissionais capacitados para alcançar os resultados esperados. (A.S.)