Hall, elevador, portaria, garagem, piscina, salão de festas, academia e demais áreas comuns. Manter os diversos ambientes de um condomínio limpos e organizados é um dos maiores desafios enfrentados por síndicos, proprietários ou locatários. Para reduzir gastos, otimizar o tempo, garantir a preservação do imóvel e o bem-estar dos seus usuários, um bom planejamento é fundamental. "A limpeza de um condomínio é bem diferente da limpeza doméstica. É preciso pensar em cada detalhe, desde os profissionais responsáveis por cada atividade até os materiais utilizados e suas quantidades", explica Edson Luiz Zanini, gerente operacional da Via Serviços Integrados.

Para ajudar no serviço, o especialista que tem mais de 20 anos de experiência na gestão operacional de condomínios, lista abaixo algumas práticas para assegurar a manutenção e conservação dos edifícios.


Desenvolva um cronograma de limpeza

Elabore uma lista com todas as atividades necessárias para a manutenção e conservação do condomínio. Depois, separe o que será preciso fazer de acordo com a frequência. "Alguns locais, como a portaria, banheiros e corredores, precisam receber atenção todos os dias. Já a limpeza dos vidros e a lavagem da garagem, por exemplo, podem ser mais espaçadas, de acordo com a necessidade de cada edificação", revela Zanini. O cronograma garante que a equipe de limpeza realize seu trabalho de forma mais organizada.



Defina os horários

Estude a rotina do condomínio e estabeleça o melhor horário para cada atividade. Se a sala de ginástica funciona a partir das 7h, o ideal é colocar um profissional para realizar a limpeza do espaço antes deste horário. Evite também os horários de maior circulação de pessoas para que moradores e visitantes não precisem se preocupar em tropeçar em mangueiras, rodos ou vassouras enquanto circulam pelo espaço - e evitar acidentes.



Faça um checklist diário

Para garantir que nenhum afazer seja deixado de lado, faça uma lista complementar para garantir a execução do cronograma. Assim, o síndico ou zelador conseguem acompanhar todo o processo.



Elabore um levantamento técnico

O número de colaboradores e a quantidade de materiais necessários para realizar a limpeza devem ser indicados corretamente a fim de evitar desperdícios e gastos desnecessários. "Tudo isso é indicado por meio de um levantamento técnico que analisa o tamanho da área a ser limpa, os tipos de pisos e superfícies, o grau de tráfego e sujidade do local", afirma Zanini.
Para limpezas mais intensas, o especialista sugere que o condomínio contrate uma prestadora de serviços.