Quem foi procurar a vacina contra a gripe nos postos de Saúde de Londrina nesta segunda-feira (1) saiu de mãos abanando e sem a proteção contra o vírus da influenza. Isso porque a vacina acabou em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e deve retornar ao estoque somente na próxima quinta-feira (4), de acordo com a previsão do município.

A notícia pegou muita gente de surpresa, já que a vacina começou a ser disponibilizada há apenas uma semana. Flávia Costa, 45, foi levar a mãe, Cecília Favaretto, 82, para tomar a dose contra a gripe na UBS da Vila Brasil, na região central, após ter ligado e confirmado a disponibilidade da dose na última quinta-feira (28). “Não tem [a vacina] e falaram que não tem previsão de quando vão chegar novas doses”, contou.

Com vários problemas de saúde, a idosa admite que tem dificuldade para sair de casa, por conta de tonturas e enjoos frequentes, e que, por isso, a filha saiu do outro lado da cidade para acompanhá-la. “É ‘fazer a gente de tonto’”, afirmou.

Em Londrina, a vacinação começou a ser disponibilizada no dia 25 de março para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, entre outros.

Segundo Costa, a falta de um aviso por parte da Secretaria de Saúde sobre a indisponibilidade da vacina é um "descaso com a população". Agora, ela disse que vai seguir ligando nos postos para saber quando vão chegar as novas doses.

Na UBS Guanabara, na zona sul, o cenário é o mesmo para quem estava em busca da vacina contra a gripe. Um aposentado de 75 anos, que preferiu não se identificar, classificou como “falta de respeito” o município não avisar que a vacina acabou nos postos, já que muitas pessoas estão indo à toa. “E agora a gente vai embora de mãos abanando”, afirmou.

O aposentado ressaltou que não conseguiu ir até a UBS na semana passada porque a filha estava trabalhando. “É importante [a gente tomar a vacina da gripe] porque é uma doença perigosa. Eu sempre tomei”, pontuou. Antes de ir até o posto na próxima vez, ele disse que vai ligar, mas reforçou que nem isso é garantia de que ainda vai ter vacina na hora de tomar a dose.

A reportagem da FOLHA procurou a assessoria da Secretaria de Saúde de Londrina, que disse que o município recebeu 20 mil doses e que todas já foram aplicadas. Segundo a pasta, uma nova remessa de imunizantes deve chegar na quinta-feira (4).

Em nota, a Sesa (Secretaria do Estado da Saúde) disse que as vacinas contra a Influenza estão sendo distribuídas para as regionais de Saúde assim que desembarcam no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná). “A Sesa realizou a distribuição das doses das vacinas de forma equânime, de acordo com a estimativa proporcional da população, dentro dos grupos prioritários”. Até o momento, a 17ª Regional de Londrina já recebeu pouco mais de 120 mil doses.