O vestibular mexe com a cabeça de estudantes e professores. Compartilhando os medos e as angústias junto aos estudantes, profissionais da educação estão preocupados com a falta de informações sobre o novo modelo de vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Aprovado em 30 de novembro de 2023 pelo Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), o novo formato do vestibular da UEL já vale para o processo seletivo que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. As datas foram confirmadas nesta sexta (15) pela reitoria. O vestibular será realizado em apenas uma fase.

As datas do processo seletivo foram divulgadas por meio de documento assinado pela reitora Marta Favaro. Apesar disso, o edital com as informações completas sobre o novo formato do vestibular da UEL ainda não foi publicado.

A diretora pedagógica do Colégio Sigma, Silvia Helena Raimundo de Carvalho, enviou uma carta à UEL cobrando a publicação urgente do edital com informações sobre o processo seletivo. Ela alega que o fato de o edital ainda não ter sido disponibilizado tem impactado diretamente o planejamento de estudos.

"Entendemos que a organização de um processo seletivo como o vestibular da UEL é complexa e demanda cuidado especial. No entanto, a falta de disponibilização do edital compromete todo o planejamento. Os estudantes contam com as informações contidas no documento para se preparar adequadamente. Estamos em março e esperávamos que o edital já estivesse disponível desde o ano anterior", declarou Carvalho.

A diretora destaca que a preparação para o vestibular envolve não apenas o conteúdo da prova, mas também o conhecimento das obras literárias que serão cobradas. Segundo ela, apesar de a UEL ter anunciado que o vestibular exigirá a leitura obrigatória de oito obras, ainda não informou quais são elas. “Em outros anos, essa informação já era divulgada no início do ano, antes mesmo da publicação do edital”, ressalta.

Outra dúvida dos estudantes pontuada por Carvalho é em relação às provas de conhecimentos específicos. Como a UEL anunciou que candidatos de todos os cursos farão prova específica de sociologia, a dúvida é em relação a qual disciplina será substituída para cada curso. Não há informações, também, sobre o formato da redação e o tempo da prova. “São muitas dúvidas que poderiam ser esclarecidas com a publicação do edital”, reforça.

Professora de química no Colégio Benjamin Constant, Vitória Moura afirma que a função do professor é preparar o aluno que vai prestar o vestibular em alguma universidade, sendo a UEL a referência para toda a região. Em relação às mudanças no formato da prova, ela ressalta que a falta de informação atrasa a preparação dos estudantes e causa um “sentimento coletivo de ansiedade, envolvendo tanto alunos quanto professores”.

Caso o edital seja publicado em abril, os alunos terão, em média, seis meses para se preparar pautados pelas mudanças. Para a professora, esse tempo não é suficiente para que o aluno esteja pronto para fazer uma prova como a da UEL.

Por ser o primeiro vestibular em novo formato, Moura afirma que ainda existem muitas dúvidas dos estudantes. “Os alunos que chegaram agora ao terceirão estão tendo trilhas de aprendizado que são muito diferentes das disciplinas curriculares regulares. Então eu acredito que pode acontecer um grande número de reprovações e um grande número de vagas remanescentes pela falta de conhecimento de como ficará o processo [seletivo]”, opina.

Professor de física na rede estadual, Robson Queiroz critica o fato de que os itinerários formativos e as disciplinas que vieram com as mudanças do ‘novo ensino médio’ não têm relação alguma com o que é cobrado pelo vestibular da UEL.

“Cada vez mais parece que a gente não quer que o estudante de escola pública entre na faculdade, então isso privilegia o estudante que tem uma condição de pagar por um cursinho particular e de ter esse aprofundamento em cada matéria”, reforça, citando que, na rede pública, disciplinas como física, sociologia, e filosofia estão com a carga horária cada vez menor.

Em nota, a UEL, por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), informou que “todas as informações sobre o Vestibular 2025 serão divulgadas em breve” e que “a Resolução do Vestibular será publicada após tramitar pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão”. A expectativa é de que os membros do Cepe se reúnam no final deste mês.

“A Cops informa ainda que, historicamente, as resoluções do Vestibular saem neste período e respeita as instâncias e os ritos da Universidade antes de publicizar informações, agindo com lisura em todos os processos seletivos aplicados em 20 anos de história”, complementa a ota.

PROVAS

O primeiro dia traz a prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de todas as disciplinas, passando a incluir a língua portuguesa, literatura e língua estrangeira; o segundo dia fica destinado para a prova de redação e das disciplinas específicas de cada curso, sendo três questões discursivas para cada uma das três áreas. Para este próximo vestibular, todos os cursos passarão a ter como específica a disciplina de sociologia.

As mudanças também levam em conta os cursos que contam com prova de habilidades específicas, como designer de moda e arquitetura e urbanismo, que agora vão cumprir essa parte do processo seletivo antes da prova objetiva de conhecimentos gerais, sendo que neste ano será no dia 29 de setembro. Outro ponto que foi alterado é em relação ao local de realização da prova, que volta a ser concentrado apenas em Londrina.