Cambé - Um trem descarrilou na tarde desta sexta-feira (3), entre os bairros jardim Esperança e Cambé 4, no município de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), próximo a uma horta comunitária. Sete vagões frigoríficos carregados com carne de frango tombaram, mas a carga não se espalhou. Ninguém ficou ferido.

O cabeleireiro Orlando Colauto, cujo salão fica ao lado da linha férrea, conta que presenciou o acidente. "Eu estava na janela quando vi as locomotivas passarem. Foi quando um dos contêineres 'escorregou' e isso fez a composição desequilibrar. Eles ficaram se movimentando de um lado a outro até que tombaram para o lado direito", detalhou.

Ele disse que reside há 18 anos no local e nunca havia visto um acidente com trem. Apesar do susto, ele garantiu que não tem medo. "O que esses trens mais provocam é transtorno, já que impedem a fluidez do trânsito. Acidentes assim são raros", apontou.

Já a costureira Fátima Aparecida Sgorlon disse ter estranhado a freada em um ponto em que geralmente ela não acontece. Segundo ela, há o risco de pedestres que aguardam a travessia do trem serem atingidos, porque muitos ficam esperando bem próximos da linha.

Técnicos especialistas da Rumo Logística (concessionária de ferrovias) foram ao local para investigar o que ocorreu. Entre as hipóteses consideradas estão problemas nos trilhos e quebra do engate. Funcionários da concessionária trabalhavam, no final da tarde, para retirar os vagões. Em nota enviada no final da tarde, a assessoria da Rumo disse que está apurando as causas do acidente, sem dar detalhes do que ocorreu.