Mais um acidente com trem foi registrado na Região Metropolitana de Londrina. No início da tarde deste domingo (18), uma composição da empresa Rumo Logística descarrilou e atingiu uma residência após colidir com uma carreta que cruzava a linha férrea, em Rolândia. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu na rua Epitácio Pessoa, por volta das 12 horas. Segundo informações do oficial de área do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente Adriano Amaral, que esteve no local para atender a ocorrência, o motorista da carreta, de 50 anos, não teria observado o sinal vermelho, tentou cruzar a ferrovia e o trem atingiu a estrutura da carroceria do veículo.

O caminhoneiro e o maquinista, de 37 anos, foram avaliados por socorristas, mas não houve necessidade de encaminhá-los ao hospital.

O acidente aconteceu na rua Epitácio Pessoa, por volta das 12 horas
O acidente aconteceu na rua Epitácio Pessoa, por volta das 12 horas | Foto: Filipe Barbosa/Agência Enquadrar/Folhapress

Com o impacto da colisão, oito vagões descarrilaram e um deles foi arremessado contra uma residência localizada às margens da linha férrea. De acordo com os bombeiros, dois cômodos da casa foram danificados. Nenhum morador se feriu.

O trem estava carregado com óleo diesel e os bombeiros tiveram de fazer o trabalho de estancamento para interromper o vazamento da carga e conter o risco de explosão. Segundo o oficial de área, aproximadamente seis mil litros do combustível foram derramados na ferrovia.

IMPRUDÊNCIA

Em nota encaminhada por sua assessoria de imprensa, a Rumo Logística atribuiu a responsabilidade do acidente em Rolândia ao motorista da carreta que segundo a empresa de transporte ferroviário, teria agido com "imprudência" e desrespeitado as leis de trânsito.

Segundo a Rumo, o caminhoneiro atravessou a preferencial de uma passagem de nível “devidamente sinalizada e com o sinal vermelho”. O maquinista, relatou a empresa, acionou a buzina e os freios de emergência, mas não conseguiu evitar o impacto devido ao peso e à extensão da composição.

Equipes da concessionária estiveram no local para retirar a carreta e remover os detritos. Ao contrário do que disseram os bombeiros, a empresa afirmou que não houve derramamento de carga.

A Rumo informou ainda que tem se empenhado no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes, promovendo campanhas em vários municípios paranaenses. “No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem”, afirmou a empresa em nota.

ACIDENTES NA REGIÃO

Somente no ano passado, pelo menos oito acidentes envolvendo trens foram registrados na Região Metropolitana de Londrina, chamando a atenção para a questão da segurança no entorno das linhas férreas da região. Em abril, houve três ocorrências em Apucarana. Uma delas, entre um caminhão e um trem, uma segunda entre um trem e um automóvel, e a terceira foi o atropelamento de um homem de 47 anos, que morreu no local do acidente.

Em junho, também em Apucarana, mais um atropelamento com morte. Dessa vez, a vítima foi um idoso de 85 anos. Poucos meses depois, em agosto, um homem de 33 anos teve o pé amputado após ser atingido por um trem na linha férrea, novamente em Apucarana.

Em Arapongas, ocorreram dois atropelamentos. No início de novembro, um homem de 34 anos morreu após ser colhido por um trem e em dezembro, um homem de 40 anos sofreu ferimentos na cabeça em decorrência de um atropelamento na linha férrea.

Em dezembro, um caminhão carregado com frangos foi atingido por um trem ao cruzar a ferrovia, próximo à entrada de um frigorífico, na avenida Atlanta, em Rolândia.