Milhares de estudantes realizaram a segunda fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 neste domingo (12), em Londrina. A partir das 12 horas, quando foi liberado o acesso aos alunos, o movimento era intenso em todos os locais de prova. Com o calor beirando os 40 graus, garrafas de água tornaram-se itens tão essenciais quanto a caneta e o RG. Os participantes tiveram cinco horas para responder 90 questões de ciências da natureza e de matemática. No país, o índice de abstenção foi de 32%.

As questões do segundo dia de provas do Enem 2023 abordaram o funcionamento da vacina contra a Covid-19, a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) e matemática financeira.

Assim como na primeira etapa, realizada no domingo anterior (5), a prova começou às 13h30, meia hora depois do fechamento dos portões, e o horário de encerramento era às 18h30. Mas duas horas após o início do exame, muitos alunos já deixavam as salas. Na avaliação sobre o nível de complexidade exigido na segunda fase, as opiniões dos candidatos se dividiram.

“A prova não estava tão difícil, mas eram muitas questões e tinha que ter calma. Tem muito texto, tem que ler bastante e saber interpretar para entender o que a questão está pedindo. Não estava complicado, mas era mais para desgastar o candidato”, comentou Luiz Gustavo Silva Costa, que pretende ingressar na faculdade de direito. Mesmo cansativas, o estudante diz que conseguiu responder às questões com tranquilidade. “Acho que vou conseguir uma boa nota.”

Com o objetivo de conquistar uma vaga no curso de artes visuais, Caroline Romero Alencar tem maior facilidade com as disciplinas na área de humanas e, por isso, achou a prova deste domingo mais difícil do que na semana anterior. “Tenho bastante dificuldade com exatas e biológicas, mas acredito que tenha ido bem, principalmente nas matérias de química e biologia. Mas matemática e física, não fui bem. O conteúdo da prova de matemática era bem básico, mas estava difícil para mim. No geral, acho que fico na média de 600 a 700 pontos”, avaliou.

“Não tenho tanta dificuldade em exatas, mas a prova de hoje estava complicada, como sempre. Mas também não estudei direito, então, para mim, estava difícil. Conferi o gabarito na semana passada e fui mais ou menos. Na semana passada foi mais cansativa, a prova, porque tinha muito mais texto”, disse Nicole Ramos Amorim.

CONTEÚDO

As questões de matemática tiveram bastante ênfase em conceitos de matemática financeira, abordando juros e investimentos. Também havia uma pergunta que envolvia o uso de aplicativos de transporte e de entrega de comida.

Em biologia, as questões abordaram o princípio da elaboração da vacina da Covid-19, como se dá a transmissão de leishmaniose, síndrome de Down e como os hormônios atuam no corpo provocando o período conhecido como TPM.

Em física, uma das questões trouxe uma tirinha da Turma da Mônica para abordar conceitos de ondulatória.

QUESTÕES REPETIDAS

As provas deste domingo trouxeram duas questões repetidas de concursos passados. Uma das questões já havia caído na edição do exame de 2010. A questão 117 da prova amarela, que pedia ao candidato para interpretar um gráfico sobre os grupos que estavam mais expostos ao vírus da gripe A-H1N1 por estarem com baixa cobertura vacinal, havia aparecido com os mesmos dados e informações na prova aplicada há 13 anos na edição PPL (pessoas privadas de liberdade).

A outra questão repetida, de número 168, é ainda mais antiga, de 2003, e trata do padrão de contagem de um povo indígena.

Em coletiva de imprensa realizada no início da noite, em Brasília, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palácios, informou que as perguntas serão anuladas, como aconteceu em edições anteriores. “Houve uma questão anulada porque ela já foi utilizada numa prova em 2010. Infelizmente, isso implica em um item a menos na avaliação de matemática”, disse Palácios.

A escassez do BNI (Banco Nacional de Itens), de onde são retiradas as questões do Enem, vem sendo alertada por servidores do Inep há anos. Em março do ano passado, a equipe técnica do órgão produziu um documento em que previa a possibilidade de reutilização de itens de edições anteriores para fazer o Enem 2022.

ABSTENÇÕES

Em Londrina, o Enem 2023 teve 9.936 inscritos, o correspondente a 5,9% do total de candidatos inscritos no Paraná, que somaram 166.514. Em todo o país, o concurso recebeu mais de 3,9 milhões de inscrições. Na primeira fase, o índice de abstenções no país ficou dentro da média histórica, em 28,1%. No segundo dia de provas, o Inep divulgou que 32% não compareceram aos locais de prova. O percentual representa estabilidade em relação ao ano passado (31,9%).

REAPLICAÇÃO

O prazo para solicitar a reaplicação da prova, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, pode pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

RESULTADO

O resultado do Enem 2023, que mostrará se os estudantes terão condições de conseguir uma vaga em instituição de ensino superior pública ou privada será possível por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas os candidatos também podem pleitear um financiamento estudantil junto ao Fies ou ao Prouni (Programa Universidade para Todos).

O gabarito oficial será divulgado em 24 de novembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep. Já o resultado final, com a pontuação, será conhecido apenas em 16 de janeiro de 2024, na página do participante.

Apesar de o gabarito sair antes da nota final, não é possível deduzir qual nota o estudante vai tirar apenas contando os erros e acertos. Isso ocorre por causa do sistema adotado pelo Enem para dar as notas. Desde 2009, a nota do exame passou a ser calculada pelo modelo matemático chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item) para, segundo o Inep, "garantir comparabilidade de notas entre provas de diferentes aplicações. Há uma lógica de tentar premiar com melhores notas estudantes que demonstrem maior coerência na aferição de suas habilidades na prova".

Assim, basicamente, a nota será calculada levando-se em conta não apenas o número de acertos, mas também o cálculo de quais perguntas foram respondidas corretamente.(Com Folhapress)