Imagem ilustrativa da imagem Sete empresas apresentam propostas para duplicação da PR-445
| Foto: Marcos Zanutto/13-12-2017



O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) fez, na tarde desta segunda-feira (29), em Curitiba, a abertura dos envelopes de licitação para a duplicação da PR-445, no trecho de 15 quilômetros entre Londrina e o distrito de Irerê. Sete concorrentes apresentaram propostas e o vencedor foi o Consórcio ED, formado pelas empresas Enpavi e DP Barros, que apresentou o menor preço, de R$ 93.253.689,15, cerca de 30% abaixo do valor máximo estimado pelo edital, de R$ 135,6 milhões.

Além da duplicação, estão previstas a construção de 12 estruturas complementares (trincheiras e viadutos) e alargamento da ponte sobre o ribeirão dos Apertados. O projeto também contempla três interseções, vias marginais, muros de contenção e outras melhorias.

Agora, o DER analisa as documentações apresentadas pelas sete empresas para confirmar se todas estão aptas a participar do certame. Nos próximos cinco dias estas empresas podem entrar com recursos contestando o que foi apresentado nestas propostas. Se não houver impedimentos, o DER deve anunciar a vencedora no mês de fevereiro. Após esta fase haverá um novo período para que empresas derrotadas contestem o resultado.

De acordo com o projeto, haverá duas novas trincheiras e quatro viadutos nos distritos de Irerê e Cegonha. A Ponte dos Apertados será alargada e ao lado dela será construída uma nova. A atual ponte sobre o Ribeirão Três Bocas será demolida e no local haverá duas novas pontes.

Também serão construídas quatro novas pontes nas marginais da rodovia sobre os Ribeirões Cafezal e Três Bocas. Em toda a extensão do trecho a ser duplicado haverá a necessidade de construir muros de contenção para preservar a faixa de domínio. A previsão de conclusão da obra é de dois anos a partir da emissão da ordem de serviço.

A duplicação da rodovia é uma reivindicação antiga em razão do alto índice de acidentes e foi definida como prioridade pela Comissão de desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina. Criada em julho de 2017 por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a Comissão reúne a Sociedade Rural do Paraná, Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sinduscon, Sindimetal e Grupo Folha.

Na pauta da comissão também estão a ampliação da pista do Aeroporto Governador José Richa, o Contorno Norte – obras prioritárias para o desenvolvimento da região norte – as passarelas na PR-445, viadutos na Bratislava e Grêmio e recuperação das marginais da PR-445. Os detalhes do projeto foram apresentados à comunidade londrinense no dia 21 de dezembro do ano passado em uma audiência pública realizada no Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) com a participação de cerca de 200 pessoas.