Foi lançado nesta terça-feira, dia 7 de novembro, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, um selo comemorativo aos 90 Anos da B’nai B'rith no Brasil. É o segundo da história da entidade, o primeiro foi em alusão aos 80 anos, e marca a sua relevância em trabalhar no combate do antissemitismo, dos chamados BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel) e da negação do Holocausto, promovendo e apoiando os Direitos Humanos por meio da educação e advogando pelo Estado de Israel.

Além disso, a organização é fortemente vocacionada à defesa dos direitos humanos universais sem distinção de cor, religião ou etnia e atua em prol de minorias ou quaisquer grupos humanos que se encontrem em situação de miséria, fome, perseguição ou precariedade.

Estiveram presentes no lançamento diversas autoridades: Edgar Lagus (vice-presidente da B’nai B’rith do Brasil), Szyja Ber Lorber (presidente da loja Chaim Wezman do Paraná), Fabiana Tronenko (embaixatriz da Ucrânia), Carlos Henrique Reiss (coordenador do Museu do Holocausto), Leon Knopfholz (ex presidente da loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith do Paraná por dois mandatos), Antônio Carlos Coelho (presidente do Instituto Bernardo Schulman), Isac Baril – vice-presidente da Federação Israelita do Paraná), Gilza Strachman (da B'nai Brit do Projeto Tikum), Olam Valodemer Koubetch (arcebispo da Igreja Católica Rito Ucraniano), Pablo Berman (rabino da Sinagoga Beit Yaacov), Luiz Omar Saboia (coordenador do CREUNI-PR), Luciana Burko (presidente da Câmara da Mulher do Paraná, Jorge Schiferdeccker (pastor da Igreja Evangélica Confissão Luterana), Jorge Cabral (embaixador de Portugal), Jonathan Bittencourt (presidente do Corpo Consular do Paraná), Joel Ilann Paciornik (Ministro do STF), Jeremias Ferens (Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana), Joaquim Sedorowicz (padre da Igreja católica Rito Ucraniano), autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil.

Em seu discurso de agradecimento, o vice-presidente da B’nai B’rit do Brasil, Edgar Lagus, agradeceu a presença de todos e destacou a “tradição” que os Correios estão formando com o segundo selo agora para os 90 anos da entidade. “Já está se criando uma tradição. A emissão do selo marcará a memória dos presentes”, acrescentou. Sobre o posicionamento da entidade em relação ao conflito na Faixa de Gaza, Lagus também comentou. “Não temos razões para acreditar que o antissemitismo encontre forças para prosperar. Clamamos para que as partes sentem e conversem”.

Considerada a mais antiga organização internacional judaica em atividade, seu nome é de origem hebraica e significa “filhos da aliança”. Representada pela Menorá - o candelabro de sete braços, que é um dos mais antigos símbolos do Judaísmo - a B’nai B’rith professa os mesmos valores de luz, justiça, paz, verdade, beneficência, fraternidade e harmonia, que o objeto traduz.

O selo foi obliterado em cerimônia no Centro Israelita do Paraná. O selo, nas cores branco e azul, traz a Menorá em dourado.