O Paraná registrou ao menos quatro mortes por afogamento neste domingo (17), sendo três em Paranavaí (Noroeste), e uma em Candói (Centro-Sul).

Na cidade do Noroeste, sete pessoas aproveitavam o fim de semana para se refrescar em um rio, mas foram atingidas por uma cabeça d’água. Três corpos foram encontrados e uma pessoa permanecia desaparecida. Três foram resgatados. Já em Candói, um homem morreu afogado após entrar em um rio para desenroscar uma linha de pesca.

O caso em Paranavaí aconteceu no ribeirão conhecido como Toca do Rato. O tenente Jean Carlos Silva, do 9° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, conta que a cidade na semana passada teve temperaturas próximas a 40° e a chuva retornou muito intensa, sendo que foram registrados mais de 55 milímetros no domingo.

“A água acabou indo de uma vez só para o ribeirão. Esse fenômeno chamado de cabeça d’água aumenta de repente o volume de água no rio”, explica. Três pessoas que estavam no local conseguiram sair, sendo que as demais foram levadas pela força da água. De acordo com o tenente, dois corpos foram encontrados a cerca de 800 metros de onde eles estavam e uma outra a pouco mais de dois quilômetros. Uma quarta vítima seguia desaparecida.

As buscas pela quarta pessoa foram retomadas na manhã desta segunda. “Hoje pela manhã nós conseguimos bater mais seis quilômetros, mas ainda não encontramos. A gente sempre faz uma segunda varredura nos mesmos pontos para descartar a hipótese de [o corpo] estar naquele local. Agora a gente vai começar a ir um pouco mais longe”, relata, citando que duas equipes estão empenhadas no trabalho.

As vítimas ainda não tiveram as idades divulgadas, mas de acordo com as informações iniciais têm entre 15 e 23 anos. A mulher que permanece desaparecida seria a mãe de um desses jovens.

Com mais de 20 quilômetros de extensão, a Toca do Rato tem muitas quedas d’água e cachoeiras ao longo do percurso. A profundidade varia de 30 centímetros a cinco metros.

O tenente reforça que a população só deve ir a locais que concentram muitos visitantes e evitar locais isolados porque isso dificulta a comunicação com a corporação.

Em Candói, de acordo com a Defesa Civil, a vítima era um homem de 70 anos que estava pescando no rio Cavernoso, que tem pelo menos 80 metros de largura e a profundidade ultrapassa os cinco metros.

Identificado como Antão Goulart, ele estaria pescando no local acompanhado do filho e de mais um homem quando a linha de pesca teria enroscado em uma galhada dentro do rio. O idoso teria entrado para desenroscar a linha, mas acabou se afogando.

Candói registrou mais de 50 milímetros de chuva durante o domingo. As buscas pela vítima começaram no início da noite deste domingo e terminaram na manhã desta segunda-feira (18), quando o corpo do homem foi encontrado.