Curitiba - A Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, do Ministério Público Estadual, vai abrir um inquérito civil para investigar a prestação de serviço da Sanepar. A iniciativa é dos promotores de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador e Michele Rocio Maia Zardo, com o objetivo de apurar se a companhia ''cobra dos consumidores pelo tratamento de esgoto, mas não executa os serviços'', como apontou a Polícia Federal. A investigação do MP vai valer para todo o Paraná.
''O caso é extremamente grave'', disse o promotor Deliberador. O Procon-PR está realizando o trabalho em parceria com o MP. Segundo a coordenadora do Procon, Claudia Silvano, o consumidor ainda deve aguardar orientações para saber como proceder. Caso os problemas sejam comprovados, os clientes da empresa teriam direito a ressarcimento.
O lucro líquido da companhia teve crescimento de 46,5% no primeiro semestre do ano e atingiu R$ 211 milhões, contra R$ 144 milhões no mesmo período do ano passado. O controle acionário da Sanepar hoje está nas mãos do governo do Estado, com 60% das ações ordinárias. O restante é da Dominó Holding.