Cunha contou com apoio dos amigos ao longo do percurso. "O pessoal vai acompanhando. A força para chegar vem deles. Parece que esse apoio nos empurra", afirmou.
Cunha contou com apoio dos amigos ao longo do percurso. "O pessoal vai acompanhando. A força para chegar vem deles. Parece que esse apoio nos empurra", afirmou. | Foto: Ricardo Chicarelli



Eram 11h07 deste sábado (16) quando o maratonista amador Jorge Varela Júnior, de Guarapuava, cruzou a linha de chegada do 4º Desafio das Catedrais. A caminhada entre Maringá e Londrina começou na sexta-feira às 19 horas, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, na cidade Canção e a chegada é em frente a Catedral Metropolitana de Londrina. São 120 km com trechos de subidas e descidas fortes e muitas estradas com pedras, que dificultam a vida dos participantes.

Esta foi a primeira vez que Júnior participa da caminhada. "Foi um desafio pessoal. Tinha a ideia de completar a prova, mas não pensava em chegar em primeiro", disse. Uma lesão no pé complicou a preparação dele, que fez fisioterapia nas últimas semanas. "Pelo menos durante a prova o pé não incomodou. O trajeto tem muita descida forte, o calor da madrugada também atrapalhou um pouco", contou Júnior.

O corredor João Fernando da Cunha, de Rolândia, cruzar a linha de chegada meia hora depois de Júnior. Cunha é veterano na caminhada. Ano passado ele concluiu em quatro lugar com tempo de 17h36. "É um percurso muito difícil, com pedras soltas e subidas, principalmente na chegada de Londrina. O pé sofre muito", disse. Cunha contou com apoio dos amigos ao longo do percurso. "O pessoal vai acompanhando. A força para chegar vem deles. Parece que esse apoio nos empurra", afirmou.

A edição deste ano teve recorde de inscritos. Foram 152 pessoas, número 20% superior ao registrado em 2016. "Neste ano, ainda tivemos a grata surpresa de receber inscrições de várias pessoas de fora. Tem gente vindo de São Paulo, Araraquara, São Carlos e Matão", contou Arnaldo Amaral Filho, organizador do evento.

Uma equipe com 49 pessoas, sendo 25 da Codel (Conselho de Desenvolvimento de Londrina) trabalharam no apoio aos participantes, entre eles alunos de fisioterapia da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Estruturas de suporte para oferecer hidratação e descanso foram montadas. São sete instalações distribuídas em cidades como Mandaguari, Sabáudia, Arapongas e Rolândia.

De acordo com Filho, a caminhada conta com dois perfis de participantes: maratonistas que buscam melhorar seus tempos e aqueles que querem fazer uma caminhada contemplativa. A ideia nasceu após Filho fazer o Caminho de Santigo de Compostela, na Espanha. "Senti a necessidade de fazer alguma coisa semelhante aqui. Além da questão espiritual, a ação tem o objetivo de desenvolver uma rota de caminhada como existe em Aparecida (SP) e interior de Minas Gerais", explicou. Os 120 km, que passam por área rural já estão sinalizados. Também há a intenção de fazer o resgate histórico dos distritos rurais.

A previsão é de que os últimos participantes cheguem a Londrina perto da meia-noite.