A erradicação do trabalho entre crianças e adolescentes no Paraná deu um salto digno de medalha olímpica no intervalo entre 2004 e 2014, saindo de 330.783 pessoas ocupadas com idade entre 10 e 17 anos para 189.258 trabalhadores nessa faixa etária. O recorte foi apresentado pelo oficial de projeto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, José Ribeiro, durante o 2º Seminário das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promovido pela Secretaria Estadual da Família e do Desenvolvimento Social (Seds).
Do mesmo modo que a conjuntura da década analisada colaborou para os avanços, sobretudo, o aumento da renda familiar e a situação próxima ao pleno emprego vivenciada até 2012, as mudanças socioeconômicas a partir de 2013 também se refletiram negativamente nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da qual vêm os dados do balanço de 2004 a 2014.
A PNAD de 2014 mostrou que o número de crianças e adolescentes ocupados no Paraná aumentou em relação ao ano anterior, passando de 183.057 trabalhadores para os 189.258. "Invariavelmente as crianças e adolescentes ficam sujeitas a essa conjuntura, já que existe uma necessidade de recomposição na renda familiar desses grupos que são fragilizados diante da perda do emprego do pai ou da mãe ou dos dois. Por isso fica ainda mais urgente a necessidade de mobilização de toda a sociedade para a erradicação do trabalho infantil, bem como reforçar todo o sistema de garantias dos direitos humanos", ressaltou Ribeiro.

acabar com determinada coisa ou situação, eliminar, zerar

é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional