Imagem ilustrativa da imagem Polícia vai investigar entrada de celulares na cadeia de Cambé
| Foto: Divulgação


Depois que presos de Cambé divulgaram dois vídeos no Youtube mostrando a superlotação e condições da cadeia local, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar como os celulares entraram no presídio. Segundo o delegado responsável pelo caso, Roberto Fernandes de Lima, o objetivo é apurar se os objetos entraram em alguma visita íntima ou até mesmo por conivência de funcionários do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), que cuidam da carceragem, onde estão 186 pessoas. A capacidade é para 51.

Leia Mais:
No Youtube, presos denunciam más condições da cadeia de Cambé

Conforme Lima, "nenhuma cadeia do Paraná dispõe de um equipamento para identificar eventuais materiais ilícitos, como celulares". "Por mais que o Depen e a Polícia Civil façam revistas minuciosas, não podemos ser muito invasivos com relação às mulheres que visitam os detentos. A agente feminina responsável por esse serviço não pode fazer um exame ginecológico. Sem o mínimo de estrutura, dificulta bastante", afirmou o delegado.

Sobre a filmagem dentro da cadeia, a assessoria de imprensa do Depen se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, assim como a direção da Polícia Civil e do Departamento de Execução Penal, estão cientes do problema de superlotação nas carceragens das delegacias do Estado. Importante salientar que já houve avanços: no início de 2011 a Polícia Civil gerenciava em torno de 14 mil presos e hoje o número é de aproximadamente 9,5 mil.

A solução para o caso de superlotação são as 14 obras de construção e ampliação de unidades prisionais. Serão abertas cerca de 7 mil novas vagas.

Uma delas é a Casa de Custódia de Londrina, que terá capacidade para abrigar 752 presos.

Importante explicar que a transferência de presos para o sistema prisional depende da autorização do Comitê de Transferência de Presos (Cotransp) local.