A PF (Polícia Federal) voltou a realizar o agendamento on-line para a emissão de passaportes nesta quarta-feira (25). O serviço estava suspenso desde o dia 17 de abril por conta de uma suposta tentativa de invasão à rede da instituição. O sistema passou por atualizações e os interessados já podem fazer o agendamento virtual para emitir o documento.

O sistema ficou fora do ar por sete dias para manutenção e foi liberado após atualizações e, segundo a PF, está em "pleno funcionamento". Além de uma nova versão do sistema, também foi necessário que os servidores trocassem as atuais senhas de maneira cautelar.

De acordo com a PF, depois da detecção de uma possível quebra na segurança, a corporação suspendeu por precaução a plataforma de agendamento. Ainda não há detalhes a respeito da invasão e dos possíveis autores do ataque hacker. O caso está sob investigação.

De acordo com informações da Delegacia da Polícia Federal de Londrina, como apenas o sistema de agendamento virtual ficou suspenso, os passaportes continuaram a ser emitidos para quem foi presencialmente até o órgão, sendo que, dessa forma, ninguém deixou de ser atendido.

Segundo a delegacia, a fila de espera para agendamento para a emissão do passaporte em Londrina está em torno de 30 dias, o mesmo prazo registrado antes da suspensão.