Curitiba - Após nove meses de investigação, a polícia desmantelou ontem uma quadrilha de traficantes que atuava na região de Curitiba. O bando era comandado por uma mulher que está presa na Penitenciária Feminina de Piraquara (PFP).
Foram cumpridos 25 mandados de prisão, 16 de busca e apreensão e três adolescentes foram apreendidos durante a Operação América.
A líder do bando era Ivete Cardoso, que foi presa pela Polícia Militar neste ano, mas que mesmo assim conseguia se comunicar com seus comparsas. Outros quatro mandados de prisão ainda serão cumpridos.
A ação foi realizada por policiais do Núcleo Metropolitano da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), com apoio de integrantes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre)
As prisões ocorreram na capital e nas cidades de Colombo, Pinhais e Altônia (Região Metropolitana de Umuarama), onde um casal que era responsável pelo transporte das drogas (maconha e crack) para a região de Curitiba foi detido por agentes da Denarc de Cascavel.
Segundo o delegado titular do Núcleo Metropolitano da Denarc, Guilherme Rangel, Tiago Serbelo Toques era o contato de Ivete fora da penitenciária e era quem repassava as ordens aos demais integrantes do bando. "São pessoas conhecidas no mundo do crime e vários tinham passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo. Muitas mulheres estavam envolvidas e os adolescentes vendiam, cobravam e entregavam os entorpecentes", ressaltou.
"Temos percebido em todos os crimes um aumento da participação de adolescentes. Muitas quadrilhas acabam utilizando cada vez mais jovens em razão da fragilidade e da ausência de punição a eles na nossa legislação", completou Rangel.
Ao longo da investigação foram apreendidas diversas armas de fogo e grande quantidade de drogas, que já foram incineradas. Os presos vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com as penas podendo chegar a 30 anos. "Com a retirada destes marginais das ruas, consequentemente se impede que outros crimes ligados ao tráfico, como roubo e até homicídios, ocorram", afirmou.