A Força Verde da Polícia Ambiental capturou uma onça que se escondeu em uma oficina mecânica na rua Reinaldo Massi, na Vila Oliveira, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), na manhã desta quinta-feira (25). O animal entrou no estabelecimento durante a noite e permaneceu sob um veículo.
O caso inusitado provocou a movimentação da Polícia Militar, dos bombeiros e da Polícia Militar Ambiental, além de curiosos. O imóvel tem paredes baixas e a oficina tem uma residência aos fundos.
Segundo a Polícia Ambiental, a onça foi capturada com a utilização de um taser, aparelho elétrico que emite choque e não provoca ferimentos, apenas deixa o animal atordoado. A onça foi encaminhada ao Hospital Veterinário da Unifil, onde um médico veterinário especializado faria uma avaliação para posterior soltura. Segundo a Força Verde, a expectativa era devolvê-la ao seu habitat ainda nesta quinta-feira, mas a avaliação iria confirmar se o método tranquilizante ou o estresse permitiriam o retorno ao local de habitação sem riscos.
A onça é um animal silvestre que sai à noite em busca de comida. A área de movimentação do felino chega a 50 quilômetros quadrados. Apesar de ter sido encontrada em um local urbano, a oficina fica próxima a regiões de mata. Profissionais do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) tentarão descobrir o local de moradia do felino para realizar a soltura.