Colombo – Cerca de 150 policiais militares ocuparam ontem as vilas Zumbi dos Palmares e Liberdade, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para preparar a instalação da 13ª Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado. Cerca de 12 mil pessoas vivem na área.
O objetivo da ação de ontem foi realizar bloqueios para prender infratores, apreender de armas e drogas e veículos irregulares. "A intenção é limpar e preparar a área para a instalação da Unidade Paraná Seguro, que trará maior segurança à população de bem da região", afirmou o Coordenador Operacional da PM e Comandante do 6° Comando Regional da PM, coronel Péricles de Matos.
A instalação oficial da UPS será hoje, na Rua Carteiro Luciano Ramos, 261, Vila Zumbi dos Palmares, com a presença do governador Beto Richa. A unidade vai contar com 25 policiais militares e três viaturas.
As vilas foram escolhidas pelo índice de criminalidade. De acordo com a PM, nos dois primeiros meses deste ano foram registrados oito homicídios na área. Em março e abril, quando o policiamento foi intensificado para a implantação da UPS, não houve nenhum assassinato.
A UPS das vilas Zumbi e Liberdade é a primeira da RMC, a 11º primeira da Grande Curitiba e a 13º do Estado.