Curitiba - Com o expressivo aumento da população no litoral nesta época do ano, a intensificação da fiscalização de trânsito vem sendo utilizada como estratégia de prevenção a crimes pela Polícia Militar. Conforme a corporação, com a realização de blitze, o objetivo é inibir os índices de violência durante a temporada.
De acordo com o tenente-coronel Lanes Randal Prates, comandante do 9º Batalhão da PMPR e da Operação Verão Paraná 2013/2014, o resultado é a redução de ocorrências como furtos e uso de veículos para o tráfico de drogas e de armas. Outra consequência é a queda de casos de embriaguez ao volante.
Conforme o balanço do primeiro mês da operação divulgado ontem, ocorreu redução de 10% na quantidade de roubos (passando de 70 para 63) e de 5% no total de furtos (caindo de 252 para 240) no litoral.
O número de presos passou de 430 para 456, um crescimento de 8%. "Contamos com grande efetivo e, com a estratégia adotada, criamos uma ‘barreira’ para conseguirmos identificar criminosos, retirar drogas e armas de circulação, apreender carros irregulares. Desta forma reduzimos a probabilidade de cometimento de um crime", disse Prates.
O tenente-coronel ressaltou ainda que a participação popular por meio de denúncias é considerado fundamental para que as ocorrências diminuam nas praias. "A atuação policial está diretamente ligada a isso. Assim conseguimos prevenir o crime a partir de pontos críticos identificados a partir de informações que são repassadas", afirmou.