Curitiba - O piloto Luiz Dell Aglio, 62, morador de Ponta Grossa, morreu no final da tarde de sábado (24), em Maringá, durante acrobacias realizadas na 19ª Feira Internacional de Aviação. O acidente aconteceu a cerca de 100 metros do aeroporto e, segundo as equipes de resgate, o impacto do choque provocou uma cratera de até cinco metros de profundidade. Por causa do acidente a Esquadrilha da Fumaça, que faria uma apresentação no domingo cancelou o espetáculo.
Luiz Carlos era presidente do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA) e pilotava um avião modelo Extra 230. Segundo a CBA o piloto tinha mais de 16 mil horas de voo de alta performance para as acrobacias. O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), cuja equipe deve chegar em Maringá neste domingo.
Em nota, a Esquadrilha da Fumaça afirmou que faria nesta tarde uma homenagem ao piloto.
A FOLHA DE LONDRINA procurou, na tarde de ontem, a administração do aeroporto de Maringá, que sediou o evento, e a Expo Air Exposições e Eventos, responsável pela EAB Air Show. Nenhuma das instituições atendeu as ligações feitas para os números de telefone constantes em seus sites na internet. (Colaborou Luís Fernando Wiltemburg)