Curitiba - O hospital pediátrico Pequeno Príncipe, de Curitiba, inaugurou ontem sua Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), que atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particulares. Funcionará junto da nova ala do serviço de Hematologia e Oncologia, apresentados também ontem. A partir de agora, o Paraná conta com dois serviços pediátricos de transplante de medula óssea - o primeiro em funcionamento pertence ao Hospital de Clínicas, também da capital.
O diretor-clínico do Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino, lembrou que a instituição investiu R$ 1,46 milhão na implantação da nova unidade e na reforma do setor de oncologia, recursos conseguidos com ajuda de voluntários e empresas.
Todos os anos, o hospital recebe, em média, 120 novos casos de crianças e adolescentes com problemas oncológicos e hematológicos. Desses, cerca de 20% tem indicação de transplante. O Pequeno Príncipe terá capacidade para realizar entre 15 a 30 procedimentos por ano. Inicialmente, serão realizados os transplantes do tipo autólogos, quando a medula vem do próprio paciente, para em uma próxima etapa serem realizados os outros tipos de procedimento.
O transplante de medula óssea é um tratamento de alta complexidade, indicado para pacientes com alguns tipos de câncer e outras doenças graves que comprometem a produção de componentes do sangue.