Com a meta de ampliar a abrangência da educação integral na rede estadual, a Secretaria da Educação do Paraná planeja quase dobrar o número de alunos beneficiados nesse sistema até 2025, passando de 52 mil para 100 mil estudantes. Atualmente, 253 instituições de ensino do Paraná oferecem esse modelo pedagógico e o objetivo é que este número chegue a 400, nos próximos dois anos, representando um investimento anual de R$ 400 milhões.

A partir de 2024, a previsão é integrar 157 novas escolas ao modelo, resultando em 87 mil novas matrículas. O ensino integral se destaca pelo aumento do tempo dedicado aos estudos, com nove horas diárias e 45 horas semanais, proporcionando aos alunos uma carga horária mais completa.

Além disso, o Paraná Integral recebeu reforço com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023, que estabelece políticas públicas para a educação em tempo integral na rede pública estadual, regulamentando a carga horária dos docentes, os conteúdos a serem abordados e delineando a atuação, inclusive para a educação especial.

VOLTA ÀS AULAS

Cerca de 908 mil estudantes da rede estadual voltam às aulas na segunda-feira (5). Na última semana das férias escolares, a secretaria estadual de Educação promoveu a Semana de Estudo e Planejamento 2024. “Todo o início de ano letivo é dedicado ao planejamento e, neste momento, o foco da comunidade escolar é a recomposição da aprendizagem por meio da análise do desempenho dos alunos no ano passado e a definição das medidas que podem ser aplicadas para alcançar resultados ainda melhores no aprendizado, mantendo o Paraná no topo do ranking da educação do Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

No começo de janeiro, 1.195 professores e pedagogos tomaram posse e, com a convocação, vão reforçar a educação pública do Paraná a partir do início este ano letivo. “A ampliação do corpo docente da rede estadual, via concurso, era um dos maiores anseios da comunidade escolar que, depois de 10 anos, foi atendido pelo Governo do Estado."

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)