Um ônibus que transportava alunos de um colégio de Apucarana (Centro-Norte) tombou nesta quarta-feira (17) e deixou 16 estudantes feridos. Ao todo, 28 alunos entre 11 e 15 anos estavam no veículo, que tinha como destino o Colégio Estadual Polivalente. Segundo a Autarquia Municipal da Educação de Apucarana, o ônibus é de uma empresa terceirizada contratada pelo município. O motorista relatou que o freio não teria funcionado, ocasionando o tombamento.

Marli Fernandes, secretária de Educação, explica que o ônibus é de uma empresa terceirizada que presta o serviço de transporte dos estudantes, tanto da rede municipal quanto estadual. Segundo ela, o contrato entre as partes já prevê todas as exigências necessárias, como verificações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), assim como a documentação dos motoristas. Ela garante que tudo estava correto e que o veículo tinha passado por vistoria nesta semana.

Por volta das 12h30, o ônibus estava a caminho do Colégio Polivalente levando 28 crianças de 11 a 15 anos, de turmas do 6° ao 9° ano. De acordo com a secretária, o motorista relatou que, ao acionar o freio, o ônibus não parou, ocasionando o tombamento. Entre os estudantes que estavam no veículo, 16 tiveram ferimentos considerados leves e foram encaminhadas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade e para o Hospital da Providência.

Fernandes afirma que as crianças tiveram alguns arranhões e ralados, mas foram atendidas e liberadas na sequência. O motorista não se feriu.

“É algo que acontece. Não dá para dizer que foi descuido com a manutenção porque a empresa apresentou todas as vistorias, inclusive do Detran”, aponta. Apesar disso, ela afirma que já foi aberto um procedimento administrativo para averiguar a fundo as causas do acidente. “A gente vai conversar mais com o motorista para tentar entender o que aconteceu no momento”, explica.

“É uma fatalidade. A gente se preocupa muito, leva um susto, mas graças a Deus [não aconteceu] nada de mais grave. É um motorista prudente, segundo informações que a gente teve de mães que tinham os filhos ali, então foi realmente uma fatalidade”, explica. Nesta quinta-feira (18), as aulas no Colégio Estadual Polivalente seguem normalmente, assim como o transporte com um ônibus substituto.