Colégio Hugo Simas, no centro de Londrina, é um dos 20 ocupados no município
Colégio Hugo Simas, no centro de Londrina, é um dos 20 ocupados no município | Foto: Gustavo Carneiro



Já chega a quase 300 o número de colégios estaduais ocupados no Paraná. De acordo com a contagem do Movimento Ocupa Paraná, os estudantes estavam instalados em 296 escolas até o início da noite desta quinta-feira (13). A mobilização é feita em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a medida que pode colocar limite os gastos públicos pelos próximos 20 anos. À medida que as ocupações aumentam, também cresce o número de categorias que anunciam greves.
Além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), que já havia decidido em assembleia, nesta quarta-feira (12), deflagar greve a partir da próxima segunda-feira (17), o Sindicato dos Servidores Públicos da Universidade Estadual de Londrina (Assuel-Sindicato), decidiu nesta quinta-feira dar início à greve de 3,2 mil servidores também na próxima segunda-feira. Os sindicatos que representam os policiais civis no Estado também se articulam para aprovar greve que começaria na próxima semana.
Em Londrina, já são 20 escolas ocupadas. O Colégio Albino Feijó Sanches, na zona sul, completa nesta sexta-feira (14) uma semana de ocupação. Durante a semana, os estudantes se revezaram nas tarefas diárias e na organização das atividades promovidas durante a ocupação. Nesta quinta-feira, eles assistiram a uma palestra sobre Direito e puderam tirar dúvidas de questões ligadas à mobilização. "O pessoal tem apoiado e se disponibilizado a dar aulas, oficinas. É uma oportunidade de ampliar os conhecimentos", comenta a aluna G.G.S., de 16 anos.
No Colégio Hugo Simas, no centro, foram promovidas atividades culturais, entre elas apresentações de bandas. Parte dos estudantes participou de um seminário promovido pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina para ouvir a comunidade sobre a reforma do ensino médio (ver box). Já no Colégio Maria José Balzanelo Aguilera (zona sul), os estudantes organizaram uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, nesta quarta-feira, com brincadeiras e oficinas de hip hop.

REINTEGRAÇÕES
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde o movimento começou, a Justiça determinou a reintegração de posse de 13 das 20 escolas ocupadas. Os estudantes alegaram que ainda não haviam recebido as notificações e que só se manifestariam após o recebimento do documento. Nas redes sociais, estudantes prometeram que a cada escola reintegrada, outras duas seriam ocupadas. Após as decisões judiciais, mais de 80 escolas foram ocupadas. Em Londrina, a Justiça negou o pedido de reintegração de posse do Colégio Albino Feijó Sanches. Os outros pedidos de reintegração ainda não foram julgados.(Colaborou Fernanda Circhia/Grupo Folha)