A construção do novo Centro Estadual de Educação Profissional de Ibaiti, no Norte Pioneiro, traz novas oportunidades de estudo para milhares de pessoas com a oferta dos cursos técnicos e, também, amplia o potencial de desenvolvimento econômico e social da região. A obra deve ser concluída até junho de 2014 e terá capacidade para atender até 1.200 estudantes. O investimento inicial chega quase a R$ 7 milhões.

Quem está de olho em uma dessas vagas é o pedreiro Mauro Lorenti, que trabalha na própria construção do Ceep. Ele pretende voltar a estudar e fazer o curso técnico em edificações. "É mais uma oportunidade, um curso que vai abrir caminhos para nossa área de trabalho", disse. Lorenti lembrou que a obra garante serviço a muitos trabalhadores da região.

A construção do Centro de Educação Profissional está mudando a paisagem da região. No seu entorno, várias casas estão em construção por conta da previsão da chegada de alunos, professores e funcionários. O bairro Flamenguinho, onde fica a obra, já recebe outros benefícios. "A prefeitura fará a infraestrutura em volta, calçamento, luz, água. É um compromisso firmado. O novo centro viabiliza outros investimentos. A área valorizou muito. Para a cidade e para a região o Ceep é muito importante", disse o prefeito de Ibaiti, Beto Regazzo.

Segundo ele, novas empresas devem se instalar na região e vão precisar de mão de obra especializada. "Antes os jovens não tinham opção ao terminar o ensino médio e iam para outras cidades maiores. Agora, poderão sair do campo e ficar aqui. Terão a oportunidade de se formar e ter um emprego definitivo", afirmou o prefeito.

ESTRUTURA - Serão ofertados os cursos de técnico em Edificação, técnico em Alimentos, técnico em Agronegócios e técnico em Manutenção de Computadores (subsequente e integrado). Os cursos técnicos em Enfermagem e técnico em Agente Comunitário em Saúde serão subsequentes. A comunidade foi ouvida para definir as escolha dos cursos.

O novo Ceep tem área construída de mais de 6,4 mil metros quadrados. Serão 12 salas de aulas, seis laboratórios, quadra poliesportiva, cozinha completa, refeitório, auditório, biblioteca e espaços administrativos. A obra ainda possui rampas para acessibilidade e banheiros adaptados a pessoas deficientes.