Sidney dos Santos, conhecido como "Japonês" e "Jackie Chan", foi acusado nesta segunda-feira (25) por tentativa de feminicídio, tentativa de homicídio qualificado e embriaguez ao volante por ter atropelado a ex-mulher, Elizângela Salomé Mendes, 36 anos, e o namorado dela, Alison Nunes Carvalho de Souza, na madrugada de 6 de fevereiro deste ano. O acidente aconteceu na frente da casa da vítima, na rua Benedito Alves Moreira, jardim Quadra Norte. Conduzindo um Palio, o homem prensou o casal contra um muro e quase foi linchado pelos moradores do bairro. Tudo foi gravado por câmeras de segurança, que ajudaram a polícia nas investigações.

Imagem ilustrativa da imagem MP quer penas mais duras para homem que atropelou ex-mulher em Londrina
| Foto: Marcos Zanutto/Grupo Folha


Feridos, os dois foram encaminhados para o hospital. A situação mais grave era da mulher. Internada há quase 20 dias no Evangélico, ela segue sem previsão de alta. Um laudo assinado de lesões corporais do legista Pedro Cresio Mariquito Filho identificou escoriações no cotovelo, coxa esquerda, tornozelo e perna em Alison. O motorista foi preso em flagrante e permanece detido preventivamente.

O promotor Ronaldo Braga pediu uma condenação mais severa por acreditar que os crimes têm alguns agravantes: foram cometidos na presença do filho de Elizângela, um adolescente de 17 anos, com dificuldade de defesa das vítimas, já que não esperavam que seriam atingidas pelo veículo, e por motivo torpe. Segundo o MP, Sidney estaria revoltado pela ex-companheira possuir outro relacionamento amoroso. "Não há dúvidas de que ele tentou matar jogando o carro pra cima dos dois", comentou.

O entendimento é um pouco diferente da Polícia Civil, que o indiciou por lesão corporal e tentativa de feminicídio. Outro fator que pode complicar a situação de Santos é o descumprimento de uma medida protetiva decretada em maio de 2017 pela juíza Zilda Romero, da Vara Maria da Penha. Na época, Elizângela denunciou o esposo por ter ameaçado ela e o filho de morte. Supostamente drogado e alcoolizado, ele teria quebrado objetos da casa.

A vítima narrou ainda que foi agredida com um pedaço de pau no rosto e braço. Sidney dos Santos foi obrigado a manter uma distância mínima de 200 metros e proibido de manter contato com a ex-mulher por telefone, cartas ou internet. A medida só expiraria em maio de 2019. O acusado não tem advogado constituído pelo Tribunal de Justiça do Paraná.