Londrina - Um dos pioneiros do escotismo londrinense morreu ontem aos 82 anos vítima de um câncer. Osório Baggio se tornou escoteiro em 1967 e fundou o grupo Verde Vale em Londrina dez anos depois, em 1977. Os trabalhos comemoraram 35 anos em dezembro passado com uma exposição de documentos e imagens na Biblioteca Pública Municipal.
O filho do pioneiro, João Luiz Baggio, contou que seu pai "não mediu esforços para a incentivar a criação de grupos de escoteiros" em Londrina e região. "Sempre se dedicou de corpo e alma para aumentar o número de adeptos", destacou.
Ele também lembrou da generosidade do pioneiro. "Meu pai sempre foi uma pessoa amiga e conciliadora. A gente consegue perceber a referência que ele era agora, com a demonstração de carinho dos mais próximos."
João Luiz Baggio contou que o seu pai havia descoberto o câncer há pouco tempo. "Ele passou por uma cirurgia há 20 dias, mas a doença já estava em estágio avançado. Nada pôde ser feito", contou. O corpo de Baggio está sendo velado na capela da Acesf e o sepultamento será hoje, 10 horas, no Cemitério São Pedro.