A massa de ar polar vinda da Argentina chegou com força ao Paraná na tarde desta segunda (17). Em Londrina, a temperatura caiu 4°C em apenas uma hora, entre às 16h e 17h. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os termômetros marcavam 15°C às 18 horas. Nas ruas, a maioria das pessoas já estava agasalhada, mas o frio repentino pegou muita gente de surpresa. A tendência é que a temperatura continue caindo. A previsão para a cidade nesta terça é de 7ºC de mínima e 14ºC de máxima.

O frio mais intenso é registrado na parte sul do Estado. No final da tarde, Palmas (Centro-Sul) já registrava 1,3°C. De acordo com o Simepar, há possibilidade de chuva congelada nas próximas horas para Clevelândia, Palmas e outros municípios das regiões Sudoeste, Centro-Sul e Oeste. Já para a virada de segunda para terça, os meteorologistas não descartam a ocorrência de neve nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina e de geada nas demais regiões, inclusive com chance de ocorrência de geada negra entre o Sudoeste e o Sul.

Curitiba registrava 13ºC às 18 horas desta segunda. Para terça, as temperaturas mínima e máxima devem variar entre 2ºC e 10º. No Rio Grande do Sul já há registro de neve em pelo menos quatro municípios serranos. Em Urupema (SC), os turistas lotaram a cidade na expectativa de ver neve.