Londrina - O governador Beto Richa (PSDB) confirmou ontem que o coronel César Vinícius Kogut será o novo comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Paraná. Ele substitui o também coronel Roberson Luiz Bondaruk, que se afastou por problemas pessoais.
O anúncio foi feito durante a visita do governador às obras de duplicação da PR-445 e a presença no lançamento do condomínio logístico LOG Londrina, que está sendo construído no entrocamento da 445 com a BR-369. Kogut ocupou por mais de três anos o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina e no fim do ano passado assumiu o 2º Comando Regional Norte da PM.
"Escolhemos o Kogut pela sua competência, liderança sobre a tropa e pelos bons números aqui de Londrina, seja na redução da criminalidade, na taxa de homicídios ou furtos de veículos. São várias situações que fazem com que os resultados da segurança e do combate a violência seja um dos melhores do Paraná", ressaltou o governador.
Para o comandante do 5º Batalhão da PM, o tenente-coronel Samir Elias Geha, a escolha de Kogut foi um presente para Londrina e para o interior. "Isso mostra que no interior também sabemos fazer polícia e vamos continuar reivindicando uma melhora ainda maior do atendimento a comunidade", frisou Geha.
Roberson Bondaruk esteve internado no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, do dia 1º ao dia 5 de setembro, em decorrência de problemas neurológicos, e ainda passa por tratamento de saúde. Bondaruk havia assumido o comando da PM em novembro de 2011 em substituição ao coronel Marcos Theodoro Scheremeta.
A saída de Bondaruk ocorre dois meses e meio após a troca do comando da Polícia Civil do Paraná. O então delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, colocou o cargo à disposição do secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, depois de uma reunião.
Na época as investigações conturbadas sobre a morte da adolescente Tayná Adriane da Silva, de 14 anos, em Colombo, e as denúncias de tortura envolvendo policiais, influenciaram na decisão. Para o lugar de Michelotto foi indicado Riad Braga Farhat, que respondia pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).
Assim que assumiu o cargo, Riad promoveu 37 alterações em delegacias e subdivisões policiais. Além disso também mudou o comando da Corregedoria da Polícia Civil. Valmir Soccio, da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, assumiu o cargo de Paulo Ernesto Cunha.