Um homem foi morto na tarde desta quinta-feira (30) após entrar em confronto com um guarda municipal (GM) depois de ter tido um surto dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, zona oeste de Londrina. De acordo com a assessoria da Guarda Municipal, foi o primeiro confronto com morte envolvendo a GM.

Imagem ilustrativa da imagem Guarda Municipal de Londrina registra 1ª morte em confronto
| Foto: Paulo Monteiro/Nosso Dia



José Vilmo Silvestre da Silva, de 40 anos, aguardava por atendimento na UPA e teve um surto e começou a agredir os usurários do e também querer quebrar a unidade. Um guarda municipal que fazia a segurança do local tentou conversar com o homem e o mesmo se evadiu. O guarda municipal iniciou uma perseguição a pé e, ao localizá-lo, na rua Estácio de Sá, tentou novamente uma abordagem e ambos começaram uma luta corporal.

Na sequência, o homem conseguiu tirar a arma do guarda municipal, um revólver calibre 38, e fez diversos disparos. Entretanto, o guarda municipal tinha outra arma, uma pistola, e desferiu dois tiros - um na cabeça e outro no abdômen - contra a vítima que não resistiu e morreu no local. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.

Em nota, o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, lamentou o resultado da ocorrência registrada na tarde desta quinta-feira na UPA do Sabará. O fato está sendo apurado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Guarda Municipal. O guarda municipal será encaminhado para avaliação psicológica, pois, de acordo com a prefeitura, ele ficou bastante abalado e ficará um período longe do trabalho ostensivo. As armas foram encaminhadas para a perícia técnica.

O caso foi repassado à Polícia Civil que está conduzindo as investigações para apurar os fatos.

(Colaborou o repórter Paulo Monteiro/Nosso Dia).