Brasília – O governo federal vai enviar 150 integrantes da Força Nacional para ajudar a combater a onda de violência que, nas últimas semanas, tem sido registrada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nos últimos dias, uma médica foi assassinada na capital, um triplo homicídio ocorreu em Alvorada e um homem foi executado no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). No final da tarde desta quinta (26), uma mulher que aguardava o filho do lado de fora da escola foi vítima de latrocínio.
Diante dessa situação, o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, acabou por pedir exoneração do cargo na quinta.
Na busca por ajuda, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, foi a Brasília para se encontrar com Michel Temer. "Esta será a primeira etapa. Solicitamos, ainda, armas, equipamentos, veículos e também um presídio federal, na capital ou para o Rio Grande do Sul, para ampliar as ações que todos temos nesse campo da área penitenciária de segurança", disse o governador. Segundo Sartori, boa parte do contingente será deslocada da Olimpíada do Rio de Janeiro.