Segundo o mais recente levantamento da Defesa Civil do Paraná, divulgado nesta segunda (30/10), mais de 63 mil pessoas foram atingidas por temporais no Paraná. São quase mil desabrigados, mais de 2.600 desalojados e aproximadamente 32 mil imóveis danificados ou destruídos. Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), este mês de outubro já é considerado um dos mais chuvosos da história.

Além de União da Vitória, no sul do estado, Porto Amazonas, nos Campos Gerais, e Rio Negro, no sudeste, que foram os municípios mais prejudicados com os temporais desde o início de outubro, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste do estado, Ponta Grossa e Porto Amazonas, nos Campos Gerais, além de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba, tiveram a situação agravada por conta das fortes chuvas do último fim de semana. Em muitas cidades paranaenses o acumulado de chuvas passou de 100 mm, quantidade maior do que o normal para todo o mês de outubro. E com a previsão de novos temporais e ainda mais chuvas nos próximos dias, todas as regiões paranaenses estão em alerta.

Com o objetivo de minimizar o sofrimento das famílias paranaenses e contribuir no atendimento de desabrigados e desalojados em todas as regiões do Paraná, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) está mobilizando empresas, sindicatos, colaboradores e toda a sociedade em prol de uma campanha de arrecadação de donativos.

Contando com a solidariedade do povo paranaense, toda doação de produtos em bom estado é bem-vinda para ajudar os moradores neste momento, principalmente nas cidades e comunidades mais prejudicadas pelas inundações. A intenção da campanha é angariar donativos e recursos financeiros no curto prazo para minimizar o sofrimento das famílias e auxiliar na recuperação de áreas, restabelecendo a normalidade o mais rápido possível.

Os produtos prioritários são agasalhos, cobertores, colchões, material de limpeza, água potável e alimentos não perecíveis, que podem ser doados nas unidades do Sesi e do Senai e nas Casas da Indústria espalhadas por 12 cidades do estado: Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Londrina, Francisco Beltrão, Irati, Pato Branco, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Rio Negro. Os endereços das unidades podem ser encontrados aqui.

O endereço completo das unidades do Sesi e Senai podem ser encontradas no site www.sistemafiep.org.br/unidades.

Também é possível fazer contribuição financeira direto pela conta da Fiep, na Caixa Econômica Federal (CNPJ: 76.709.898/0001-33), Agência: 4266 – Operação: 003 – Conta: 1307-5 ou na chave pix: [email protected].(Agência Fiep)