Cerca de 50 pessoas participaram da cavalgada realizada na manhã de domingo
Cerca de 50 pessoas participaram da cavalgada realizada na manhã de domingo | Foto: Vítor Ogawa


Diz a letra da música "Mexe mexe", de Leandro e Leonardo, que festa na roça é "pra lá de bom" (sic), onde se escuta moda sertaneja tomando cerveja. Na festa "Celebrando a Cultura Rural", realizada no último fim de semana no distrito de Lerroville (zona sul de Londrina), teve moda sertaneja e muitas cervejas, mas também foi possível ouvir funk no som dos carros que acompanharam a cavalgada. E além da música que vinha dos alto-falantes dos veículos, teve muito cavaleiro carregando a própria caixa de som com conexão Bluetooth, para colocar as músicas de sua preferência. Claro que também teve berrante e violeiros, mas tudo isso mostra que o cenário rural tem se transformado e não há problema algum nisso. A festa na roça continua boa.

Esta foi a segunda edição do projeto "Celebrando a Cultura Rural". A primeira festa aconteceu no distrito de Irerê, também na zona sul, em fevereiro. Em Lerroville, o evento reuniu aproximadamente 500 pessoas no sábado (9) e no domingo (10). Na programação, comidas típicas, artesanato, cavalgada, além de apresentações musicais. As crianças também puderam se divertir em brinquedos infláveis. Teve também cama elástica e touro mecânico. A ação busca retomar as tradicionais festas distritais, que foram realizadas em Londrina por vários anos. Ao mesmo tempo, o evento movimenta a cultura e economia local.

Na manhã de domingo, uma das principais atrações foi a cavalgada, que contou com cerca de 50 pessoas de Londrina e de cidades vizinhas. Eles percorreram cerca de 15 quilômetros na região de Lerroville, em meio a plantações de milho e de soja. Por vezes o grupo realizava paradas sob a sombra de árvores para dar descanso aos cavalos e éguas. A cada parada era uma festa, com muita alegria e interação entre os participantes. "A cavalgada é uma grande confraternização dos pequenos produtores", declarou o servidor público Silvestre Francisco Arcanjo, 47, tropeiro há 15 anos, e organizador do evento.

A dona de casa Ana Paula de Castro, 40, participa de cavalgadas desde que tinha nove anos. "É como se fosse um esporte. Além disso, a gente faz amizades", resume. Outro participante foi o motorista Welington de Souza Pereira, 34, que observou que há uma dificuldade de passar essa tradição para os mais novos. "Os jovens não gostam tanto, mas é preciso preservar a nossa cultura. Eu acho importante. Aqui eu reencontro vários amigos", destacou.

O típico almoço de domingo teve costela e linguiça assada acompanhadas por arroz, farofa, mandioca e salada. O servente de pedreiro César Gervásio Veiga, 31, é integrante da comitiva Amigos Tropeiros, de Tamarana (Região metropolitana de Londrina) e, após participar da cavalgada, almoçou no distrito. "Depois de uma cavalgada dessa, eu só tenho a agradecer. O percurso foi ótimo. E o almoço foi muito bom. Gostei de tudo."


UNIÃO
Uma das organizadoras da festa, Maria Inez Gomes, afirmou que o objetivo é unir os distritos e seus agricultores em torno da cultura rural. "É a cultura dessa região. Aqui em Lerroville a receptividade foi muito boa, mas todos ainda estão 'ressabiados', porque há tempos a festa não era realizada, mas por isso é importante esse resgate", destacou. A iniciativa conta com patrocínio da secretaria municipal de Cultura (SMC), por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).