O terceiro ano do ensino médio é um momento de tensão e de tomada de decisões na vida dos estudantes no que diz respeito a que profissão seguir. Por isso, conferir na prática as possibilidades e caminhos existentes pode ser uma forma de fazer com que a decisão seja mais fácil e natural. O campus de Londrina da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) vai promover nos dias 26, 27 e 28 de setembro uma feira de profissões para que estudantes da rede pública e privada conheçam a estrutura e os cursos de graduação ofertados pela instituição.

Responsável pela organização do evento, Silvia Midori Higa, professora do Departamento de Engenharia de Materiais da UTFPR Londrina, explica que a feira de profissões da universidade tem uma dinâmica diferente de outras feiras. Ela aponta que 850 alunos de escolas públicas e municipais de Londrina e região vão poder conhecer a estrutura e os sete cursos de graduação por meio de uma visita guiada.

“Ao chegarem, eles são recepcionados e então tem um tour que passa pelas sete estações dos cursos, que termina com uma atividade na quadra de esportes com a exposição de projetos aqui do campus”, detalha.

A quinta edição da feira de profissões vai acontecer nos dias 26, 27 e 28, mas as vagas já estão esgotadas, segundo a professora. “A visita guiada é uma forma de trazer os visitantes para dentro da universidade e de dar essa atenção para eles”, explica, acrescentando que a primeira edição neste formato foi no ano passado e que "teve uma recepção muito boa tanto por parte dos professores quanto dos alunos".

Para as próximas edições, a professora adianta que o objetivo é levar a UTFPR para dentro das escolas por meio de um ônibus itinerante.

Sobre a importância de promover atividades como essa, Higa pontua que nos últimos anos o Brasil vem enfrentando uma queda no número de estudantes que saem da escola e ingressam no ensino superior. “Apesar de já estar aqui há um bom tempo, a gente percebe que parte da população de Londrina e região não sabe que a UTFPR é uma universidade federal que oferta cursos na área da licenciatura, tecnologia e engenharia”, diz. Segundo ela, a feira de profissões é uma porta que se abre para a comunidade conhecer a universidade, assim como para falar sobre os cursos e as profissões.

A feira é também uma oportunidade de divulgar informações sobre o vestibular da UTFPR, que segue com inscrições abertas até o dia 9 de outubro. As provas serão em 19 de novembro. Também é possível ingressar na instituição por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

No campus de Londrina da UTFPR, os cursos disponíveis são: engenharia ambiental e sanitária, engenharia química, engenharia de materiais, engenharia mecânica, engenharia de produção, licenciatura em química e tecnologia em alimentos.

“Cada curso preparou nos laboratórios algumas atividades para que os estudantes possam ter contato com ao menos uma das áreas [de estudo e de atuação] desse profissional”, explica. Higa detalha que no Departamento de Engenharia de Materiais eles vão mostrar o processamento de polímeros, assim como vão falar sobre microestruturas utilizando microscópios. “O pessoal de química vai fazer diversas reações, então cada estação vai promover atividades que refletem um pouco sobre a profissão”, adianta.

FEIRA DE ESTÁGIO

Como parte da terceira edição do Congresso Interdisciplinar da UTFPR Londrina, realizada entre os dias 18 e 22 de setembro, a instituição traz uma novidade para os estudantes: a feira de estágio. Lucas Bonfim Rocha, professor do Departamento de Engenharia Química, explica que o evento é exclusivo para os alunos da universidade e vai ser realizado nesta quinta-feira (21), das 16h30 às 20h, no ginásio de esportes da UTFPR.

O professor detalha que 11 empresas de diversos ramos e setores estarão presentes para tirar dúvidas dos estudantes quanto à área de atuação profissional e oportunidades de estágio. Segundo ele, o objetivo é conectar os estudantes e as empresas, facilitando a dinâmica de estágio e de empregos.

Além disso, os estudantes vão tirar dúvidas sobre as modalidades de estágio - obrigatório e não obrigatório -, assim como sobre os processos seletivos e como eles podem aplicar para as vagas de interesse.