Estudantes de Psicologia, Biologia, Medicina e Designer Gráfico da UEL ultrapassaram a marca de 150 atendimentos no projeto "Apoio psicoeducativo e psicoterapêutico das pessoas e familiares com alterações genéticas e desenvolvimento profissional". A iniciativa faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), implantada no mês de maio, e presta auxílio psicológico gratuito aos 21 municípios da região norte do Paraná. O programa é desenvolvido com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (seti). As informações são da Agência UEL de Notícias.

Além de criar uma rede de atendimento capacitada por profissionais, o projeto também atende pacientes do Hospital Universitário de Londrina (HU/UEL), contribuindo com a efetivação da Portaria 81/2009 do Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o direito ao acesso às informações e orientações sobre alteração genética. A equipe conta com 12 graduandos e recém-graduados.

Segundo o psicólogo Guilherme Gomes, o suporte psicológico é essencial para os pacientes que possuem alterações genéticas. "Esse tipo de alteração é para a vida toda, é preciso desenvolver comportamento de adesão ao tratamento, tomada de decisão, solução de problemas, enfrentamento e até o próprio acolhimento em relação a problemática. Muitos têm dificuldade em compreender que essa alteração não é uma doença".

Elaine Tomazine é farmacêutica e frequenta o grupo de apoio há três meses, após ter passado por situações de abortos espontâneos. "O apoio psicológico te fortalece, eu possuía uma percepção que só seríamos mulher se tivéssemos filhos. Graças ao atendimento, construímos um grupo de amigas que me fortaleceu como pessoa, por que talvez não aconteça de eu engravidar, mas eu me sinto forte o suficiente para continuar em frente".

Serviço

Local: Centro de Ciências Biológicas - Campus Universitário.

Horário: Segunda-feira a quarta-feira, das 8 às 21 horas, e de quinta-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Telefone (43)3371-4180 ou (43)3371-4977