Curitiba - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou ontem que mais seis cidades enfrentam epidemia de dengue. Além de Maringá, Missal, Ubiratã, Mamborê, Itaguajé e Nova Olímpia também superaram os 300 casos por 100 mil habitantes. Agora já são 69 cidades nesta situação em todo o Estado. Em Maringá, foram confirmados 1.201 casos confirmados.
Os dados constam do novo boletim da doença, que também apontou mais uma morte. A vítima é uma idosa de 60 anos, moradora de Jussara (Noroeste). Com isso, sobe para 11 o número de mortes pela doença no Estado, desde o início do ciclo epidemiológico, em agosto de 2012.
Conforme a Sesa, a entrada de Maringá na situação de epidemia é preocupante e, por isso, a população precisa se engajar para evitar que a quantidade de casos continue crescendo. Entretanto, ressalta o coordenador da Sala de Situação da Dengue da Sesa, Ronaldo Trevisan, com a qualidade dos serviços de atendimento e dos agentes de endemia que atuam no município é possível conter o avanço da doença. O fumacê também está sendo aplicado na cidade desde fevereiro.
"Por se tratar de uma cidade com grande concentração populacional estamos em alerta, mas o trabalho vem sendo feito e a situação está sendo bem monitorada", disse.

Casos
Segundo o novo boletim, o total de casos confirmados no Estado chegou a 23.166, sendo 22.077 somente em 2013, além de 71.459 notificações (casos suspeitos). Os municípios com a maior quantidade de casos confirmados são Paranavaí (6.836), Peabiru (2.070) e Campo Mourão (1.254). Já aqueles com mais suspeitas são Paranavaí (9.334), Campo Mourão (5.531) e Londrina (4.158).
Com todos estes casos, a incidência da doença no Paraná é de 207,23 casos por 100 mil habitantes, considerada média pelo Ministério da Saúde e, mesmo com cidades apresentando novos casos, a Sesa não acredita que o Estado chegue aos 300 casos por 100 mil habitantes, o que o colocaria em situação epidêmica.
"O período mais crítico da doença já passou e observamos há algumas semanas que a quantidade de casos vem apresentando redução, inclusive em cidades como Paranavaí e Peabiru, por exemplo. Dificilmente vamos enfrentar uma situação parecida com 2010, porque neste ano, a epidemia está concentrada em municípios pequenos", completou.
Foz do Iguaçu, com 681 casos, é outra grande cidade do Estado que preocupa. Por outro lado, conforme o boletim, Londrina confirmou 444 casos da doença e Cascavel, 92.