Tirando o sossego de crianças, idosos e animais de estimação, Londrina teve 43 denúncias de fogos de artifício com estampido na virada de 2023 para 2024. Segundo a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), o número está muito abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado e a expectativa é de que, em dois anos, a quantidade de denúncias caia para zero. Para a pasta, a chave é a educação ambiental e a conscientização por parte da população sobre os danos que os fogos com estampido trazem para pessoas e animais.

Ronaldo Siena, secretário municipal do Ambiente, explica que houve uma diminuição grande no número de denúncias por parte da população sobre a utilização de fogos de artifício com estampido na véspera de Ano Novo. Na virada para 2024, foram registradas apenas 43 denúncias, número 66,4% menor do que no mesmo período do ano passado, que teve 128 denúncias. Já em relação a virada de 2018 para 2019, ano em que os fogos com estampido foram proibidos, a queda é de 97,6%, já que naquela época foram recebidas 1.865 denúncias.

LEIA TAMBÉM:

+ Como proteger pets do barulho dos fogos de artifício

Ele explica que, neste ano, todas as denúncias foram feitas através do telefone 153, da GM (Guarda Municipal), pelo fato de que o serviço está disponível 24 horas por dia. “Ficou mais prático para o denunciante fazer a sua denúncia”, afirma. Segundo ele, seis locais foram vistoriados pelos guardas, sendo que o próximo passo agora é o envio, por parte da GM, dos termos de vistoria para a secretaria. Com o termo em mãos, um grupo da Sema faz uma análise para definir se serão lavrados os autos de infração, assim como o valor das multas. Para esses casos, as multas podem variar de R$ 60 a R$ 3 mil, dependendo do número de fogos encontrados e do número de pessoas que participavam da ação. Além disso, todos os 43 denunciados serão notificados pela pasta.

“Diminuiu muito [o número de denúncias em relação aos últimos anos], então a gente acredita que, nessa proporção, se a continuar dessa forma, nos próximos anos é tentar zerar o número de denúncias”, aponta, complementando que a expectativa é de que, em dois anos, a cidade de Londrina não enfrente mais problemas relacionados aos fogos de artifício com estampido.

Siena explica que a queda no número de notificações se dá em razão do trabalho de educação ambiental feito pela Sema e, principalmente, pela conscientização da população. Segundo ele, muitas pessoas ainda não têm conhecimento do dano que os fogos de artifício trazem para animais, crianças e idosos, por exemplo. “Isso, sendo propagado e divulgado da forma correta, é o que está alcançando esse êxito”, aponta.

O secretário reforça que a conscientização dos cidadãos começa desde a escola, com as crianças, e segue até a idade adulta. “É sempre colocando esse tipo de divulgação, do que causa [o barulho dos fogos]. Às vezes é bonito você escutar lá os fogos, a festa, mas não para todos, então nós temos que respeitar para que isso não cause dano a terceiros”, afirma, complementando que os fogos sem estampido também são artifícios bonitos. “O que a gente pede, e agradece ao londrinense que está se conscientizando, é que para o próximo ano dê o exemplo da cidade sem fogos com estampido”, pede.