Manaus e São Paulo - O diretor interino do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), José Carvalho da Silva, foi afastado do cargo na manhã desta terça-feira (10), pelo governador do Amazonas, José Melo, depois de detentos tê-lo denunciado por supostas práticas de corrupção ligadas à facção Família do Norte (FDN). A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Sérgio Fontes. A rebelião conduzida pela FDN no Compaj no dia 1º de janeiro deixou 56 mortos.

Carvalho foi acusado por detentos de envolvimento com a facção criminosa em denúncia feita por meio de duas cartas enviadas pelos presidiários Gezildo Nunes da Silva e Alciney Gomes da Silveira, no dia 18 de dezembro. No documento, a dupla, que acabou morta durante a rebelião do dia 1º, acusava Carvalho de receber dinheiro da facção para facilitar a entrada de armas, drogas e celulares dentro do complexo, além de falarem das ameaças que sofriam. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), será aberta uma sindicância para apurar as denúncias feitas contra Carvalho.

O secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, comemorou a chegada de 99 homens da Força Nacional a Manaus. A partir desta quarta (11), eles atuarão na segurança externa do Compaj. Com o reforço, o governo espera liberar mais policiais do Estado para trabalhar na recaptura dos presos que fugiram desde a virada do ano. Setenta e três já foram 73 recapturados e 113 seguiam foragidos até esta terça.(Com Folhapress)