A causa dos abalos que assustaram moradores do jardim Terra Bonita e bairros vizinhos, região sul de Londrina, entre a noite de segunda e madrugada desta terça-feira (23) ainda é desconhecida. Membros da Defesa Civil e geólogos que lecionam na UEL (Universidade Estadual de Londrina) foram até a região conversar com a população, que relatou ter ouvido estrondos e fortes abalos. Conforme o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), os movimentos registrados desde o último domingo oscilaram entre 0.7, 1.1 e 1.4 na Escala Richter.

Imagem ilustrativa da imagem Defesa Civil confirma três tremores em Londrina
| Foto: Reprodução



O coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, salientou que o demonstrativo não é preocupante. "São números de baixo impacto. Quem mora no Terra Bonita e adjacências pode ficar tranquilo. Não encontramos nenhuma casa rachada". De acordo com os parâmetros geológicos, o tremor é considerado de pequena intensidade até 2.0. O marcador mais alto registrado em Londrina foi em janeiro de 2016, no Fórum da cidade. Por causa da estrutura de trinta décadas, o juiz responsável determinou a saída de funcionários e frequentadores do espaço", recordou.

No mesmo ano, pesquisadores da USP passaram cinco dias no jardim Califórnia, na zona leste, onde moradores sentiram os abalos. O fato foi confirmado posteriormente em um relatório do setor de sismologia da universidade paulista. Em poucos dias, mais de 10 tremores foram identificados na área. A constatação foi feita após a instalação de quatro sismógrafos, que detectaram a movimentação do solo. Hoje, apenas um dos aparelhos continua em Londrina.

O morador Joarez Rodrigues Dias, 53, relatou ter ficado assustado com os abalos sísmicos. O consultor de vendas mora com sua família em um condomínio próximo ao Shopping Catuaí. "No domingo estávamos na varanda quando sentimos um estrondo muito forte, como se fosse uma dinamite. O chão tremeu", conta. "Ontem à noite o mesmo fenômeno aconteceu com a mesma intensidade e barulho. Ficamos todos apavorados", lembra.

Um relato do tremor também foi registrado no site do Centro de Sismologia da USP, onde é possível deixar depoimentos. "Sentimos um tremor ontem em Londrina, por volta das 16h e hoje por volta das 22h um mais intenso e forte que o sentido ontem".