Imagem ilustrativa da imagem Como começar 2018 sem o hábito de procrastinar?
| Foto: Douglas Shineider/AFP



Você com certeza já deve ter "empurrado com a barriga" alguma tarefa ou obrigação que deixou para depois, mas que deveria ter sido feita naquele instante. A pratica de ''deixar para mais tarde'' está presente na vida de várias pessoas, mas esse ato pode afetar, e muito, as tarefas diárias. Então porque não começar 2018 tirando este hábito da sua vida?

Procrastinar é um comportamento que se instala na nossa vida ao longo da nossa historia, segundo a psicóloga do Núcleo Evoluir, Sephora Cordeiro. ''A procrastinação se desenvolve ao decorrer da vida do indivíduo, chegando a fazer parte da rotina. O costume de delongar as tarefas, para algumas pessoas, não é um problema e sim uma vantagem. As pessoas que deixam suas tarefas para a última hora e acaba sendo bem sucedido não irá mudar seus hábitos, se aquilo traz vantagens'' diz.

A procrastinação faz parte do comportamento humano, pois preferimos dar preferência ao que nós dá prazer momentâneo do que seguir em frente com aquilo que é complicado. Mas de acordo com a psicóloga, o hábito deve ser evitado pois pode trazer sofrimento paro o indivíduo. ''A vantagem de não procrastinar é que o indivíduo evita o sofrimento que existe pela perda de tempo. O procrastinador sofre quando ele deixa de ir em compromissos para fazer sua tarefa. Ele sofre para poder cumprir o prazo de entrega, e em alguns casos, ele pode sofrer por não conseguir entregar no prazo'', aponta.

Mas como podemos saber se nós tornamos um procrastinador de verdade? Para a entrevistada, reconhecer um procrastinador é se conhecer. O primeiro passo é assumir quais práticas na vida não nos deixam confortável. ''O autoconhecimento é a base para que o procrastinador não pratique mais esse hábito. Se conhecer é saber quais contextos nos leva a procrastinar. Escutar o outro também é um forma de perceber se você é um procrastinador, pois através do que as pessoas estão te falando, você consegue perceber aquelas atitudes que passam despercebido na sua rotina. O segundo passo é se assumir um procrastinador, a partir desse momento a pessoa consegue, gradativamente, mudar seu comportamento'', relata.

Para Sephora, é possível que um indivíduo consiga deixar de ser um procrastinador, mas é um processo longo, que requer paciência. ''A partir do momento que a pessoa toma consciência que ele é procrastinador, ele precisa querer mudar, precisa querer fazer diferente. Uma boa dica é, se ele tem uma tarefa muito grande, que ele divida as tarefas em partes, concluindo uma parte, depois outra, assim ele vai se sentindo gratificado em terminar toda a tarefa. É preciso que o indivíduo também se reorganize, que ele crie mecanismos para desenvolver as tarefas mais tranquilas, sem sofrimento'' conclui.

METAS


Quem nunca prometeu guardar alguma quantia de dinheiro no próximo ano? Ou começar uma dieta e perder alguns quilos? Os planos para o ano novo são tradicionais, mas se não forem sustentados por planejamento, paciência e realismo podem se tornar uma grande dor de cabeça.

"Eu costumo fazer planos em janeiro, daí eu penso no que vou fazer para o ano todo. Eu fiz para esse ano, tenho um negócio e a ideia era deslanchar, íamos melhorar as vendas, ia ficar tudo melhor, mas infelizmente não deu certo. Foi complicado, estamos no sufoco ainda, para o ano que vem a ideia é tentar melhorar isso", apontou a revendedora Clarisbete Nascimento, 65.

A melhora na situação financeira é um dos principais desejos para o ano que vem. Alguns buscam um aumento de salário, outros pretendem melhorar o estabelecimento que comandam, alguns simplesmente afirmam "precisar de um jeito de ganhar dinheiro", mas a maioria tem essa ideia como foco principal para 2018. "Eu planejo melhorar minha saúde, também preciso de dinheiro, espero que aumentem meu salário. Sempre é bom estar ganhando melhor e com a saúde em dia", apontou a funcionária pública Vanda Aparecida, 63.

A frustração é outro ponto-chave para que as metas de final de ano sejam cumpridas. Quanto maior a procrastinação, maior a chance de se frustrar. Após perceber que o tempo para a ideia ser realizada passou, o sentimento é inevitável. Jane Leme Silverino, 57, se aposentou no ano passado com o desejo de entrar numa faculdade e ter um diploma de graduação. O tempo passou, o ano acabou e o objetivo não foi alcançado. "Eu queria fazer uma faculdade, mas não consegui, está muito difícil. Eu aposentei para fazer o curso e até agora não comecei. Eu estava trabalhando até o ano passado, parei, agora espero que as coisas melhorem e que eu consiga realizar isso", frisou.