A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper Região) iniciou uma campanha para incentivar os moradores a separarem o lixo. A entidade registrou uma queda de 30% no volume comercializado nos últimos dois meses.
A principal dificuldade enfrentada pelas cooperativas que recolhem os recicláveis em Londrina é a falta dos sacos plásticos verdes. A distribuição por parte da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) tem sido irregular e insuficiente.
"O objetivo é incentivar as pessoas a continuarem reciclando, independentemente se tem o saco verde ou não. Em qualquer sacolinha que o lixo for colocado nós vamos recolher", garantiu o presidente da Cooper Região, Zaqueo Vieira.
A Cooper Região, formada por 238 coletores, divididos em cinco entrepostos, é responsável pela coleta em 84 mil domicílios. "Vendemos, em média, entre 450 e 480 toneladas de materiais mensalmente. No último mês, o total foi de 430 toneladas", afirmou Vieira.
A coletora Vera Lúcia Evangelista, de 45 anos, ficou satisfeita com a receptividade por parte dos moradores. "Muitos gostaram da iniciativa e entenderam a importância da reciclagem. Este trabalho é essencial para nós e também para a natureza", frisou Vera, que trabalha há cinco anos como recicladora. Ela também sentiu na pele a queda no volume recolhido.
O diretor de Operações da CMTU, Gilmar Domingues, ressaltou que o gasto com a coleta seletiva chega a R$ 10 milhões ao ano. "Estamos com estudos para baratear este processo. Pretendemos também fazer campanhas de conscientização da população, mas para isso precisamos de recursos", relatou Domingues.
A campanha de conscientização da Cooper Região vai continuar nesta semana. A meta é visitar todos os imóveis atendidos pela cooperativa.

Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), estima-se que haja 1 milhão de catadores de lixo reciclável no Brasil, que ganham em média 1 salário mínimo

Reciclar contribui para a redução da poluição do solo, da água e do ar, melhora qualidade de vida da população, contribui para manter a cidade limpa, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera empregos, entre outras vantagens

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.