A Secretaria de Saúde de Santa Cruz de Monte Castelo (Noroeste) registrou oito casos de meningite viral em menos de dois meses. A doença foi constatada em adultos, crianças e em uma gestante. O município, com pouco mais de 8 mil habitantes, está em alerta. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira (18) nas redes municipal e estadual, que atendem 1.550 crianças e adolescentes.

De acordo com a secretária de Saúde, Mirian Geraldi, a medida foi tomada após crianças de uma creche apresentarem sintomas de meningite. "De acordo com o protocolo oficial, três casos confirmados já podem significar a existência de um surto. Tivemos dois há um mês e seis crianças apareceram com diarreia, vômito e muita dor de cabeça [sintomas da doença]", afirmou. Três crianças seguiam internadas com quadro de saúde estável.

A cidade não tem hospital. Os pacientes que apresentam sintomas de meningite seguem para o Pronto Atendimento e realizam exames iniciais. Dependendo dos resultados, eles são encaminhados para o hospital mais próximo no município de Loanda, a 40 km de Santa Cruz de Monte Castelo.

Funcionários da Secretaria de Saúde reforçaram orientações de cuidados com a higiene pessoal para evitar a proliferação do vírus entre a população. "Mesmo quem não manifestou sintomas de meningite, mas está com o vírus no organismo, pode transmiti-lo em até 15 dias, aproximadamente", explicou. Uma nova reunião no município será realizada nesta sexta-feira (20) para definir a retomada ou não das aulas.

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) acompanha o surto identificado no Noroeste do Estado. Em todo o Paraná, 1.097 casos de meningite foram identificados neste ano, sendo 674 específicos de meningite viral. Das 63 mortes registradas pela doença, nove foram ocasionadas após a transmissão do vírus.

Para o chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Sesa, Renato Lopes, os números estão dentro do esperado. Segundo ele, é preciso manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia. "Além das doses contra meningite, outras vacinas que protegem contra doenças virais como gripe A, sarampo, varicela e caxumba também acabam prevenindo uma possível complicação para meningite", ressaltou.

Além da higienização das mãos, a limpeza de utensílios domésticos também exige mais atenção. Os ambientes devem permanecer arejados e ventilados. "A meningite viral é a mais comum e benigna, mas em casos raros, dependendo do tipo de vírus, também pode se agravar", alertou Lopes. A bacteriana é considerada mais grave. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e vômito.