Festa no Aeroclube de Londrina marca início da Semana do Aviador
Festa no Aeroclube de Londrina marca início da Semana do Aviador | Foto: Ricardo Chicarelli



Há 111 anos, no dia 23 de outubro de 1906, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont fazia seu primeiro voo com o 14 Bis. Para comemorar a data, o Aeroclube de Londrina sediou neste domingo (22) a Festa do Aviador. Exposições de aviões, carros antigos e do Exército, música ao vivo e food trucks estavam entre as atrações. O evento é uma promoção do Aeroclube de Londrina e do curso de Ciências Aeronáuticas da Unopar.

O diretor social do Aeroclube, Bernardo Costa Mendes, explicou que a festa dá início às comemorações da Semana do Aviador. "Muita gente acha que aviação é só a parte grande, a comercial, e não tem ideia que pode ter contato com aeronaves de pequeno porte, de instrução. A gente abriu as portas do Aeroclube para o público externo para que ele pudesse ver como é uma aeronave pequena de perto, como ela funciona", destacou.

Mendes explicou que ao longo da semana de aviação serão promovidas palestras referentes à aviação civil. "As pessoas podem aprender um pouco sobre performance e características da aeronave e como funcionam os cursos", destacou.

Camila do Nascimento Silva, 18, integrou a segunda turma de 2017 do curso de comissária de bordo do Aeroclube de Londrina. Para ela, a festa é importante porque é o momento para mostrar um pouco do que o Aeroclube representa para Londrina. "Podemos mostrar um pouco de nossos aviões e de nossos cursos."


Elvis Antonio de Oliveira, 26, também se formou no curso de comissário de bordo. "A gente mostra que o comissário de bordo não é só o garçom da aeronave. Ele recebe formação em segurança de voo, evacuação da aeronave e primeiros socorros", ressalta Oliveira, que deixou o curso de Direito para seguir fazer a a de comissário de bordo. "Era um sonho antigo que eu tinha e realizei este ano. Este dia do aviador está sendo marcante para mim, porque será o primeiro depois de formado."

PARIS
"No Brasil a gente considera que Santos Dumont fez o primeiro voo e não os irmãos Wright, pois o deles teve o auxílio de uma catapulta, enquanto o voo do 14 Bis foi realizado com moto propulsão", argumentou o diretor social do Aeroclube.

Há 111 anos, no dia 23 de outubro, foi realizado no campo de Bagatelle, Paris (França) o primeiro voo do 14 Bis. A aeronave era conhecida também como Oiseau de Proie II (ave de rapina, em francês) e aconteceu após várias tentativas, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros. Mais de mil espectadores estavam presentes, além da Comissão Oficial do Aeroclube da França. "Esse voo revolucionou todo o meio de transporte mundial. O simples fato de ter um veículo mais pesado que o ar com capacidade de voar foi fantástico."