A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu nesta quarta-feira (1º) a Campanha da Fraternidade 2017 que tem o tema "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida". Segundo a entidade, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. "Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais", disse o papa Francisco, em mensagem ao Brasil.

O coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, padre Joel Medeiros, enfatizou a preocupação da Igreja Católica com a natureza. "A importância dos cuidados com o meio ambiente foi reforçada dentro da Igreja desde a publicação da encíclica Laudato Si [Bendito Sejas], em junho de 2015, pelo papa Francisco", lembrou. Segundo ele, o tema da campanha remonta ao Gênesis. "Quando Deus criou o mundo havia o jardim e tudo estava sincronizado. Aos poucos, infelizmente, fomos devastando os recursos naturais", disse.

O texto-base da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como lema cultivar e guardar a criação, aborda os biomas brasileiros, suas características e significados, desafios e as principais iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos povos originários.

O biólogo Marcelo Arasaki, presidente da ONG MAE, de Londrina, ressaltou a importância do tema da Campanha da Fraternidade. "Existia uma distância muito grande entre ciência e religião que está sendo amenizada com ações como esta. É importante que a discussão chegue ao maior número de pessoas possível", avaliou. Para Arasaki, qualquer iniciativa que transmita informação é relevante. "Com a campanha, os milhões de fiéis vão aprender sobre biomas e também sobre os pequenos cuidados do dia a dia, como separação do lixo, esgotamento sanitário. Tudo isso faz parte dos cuidados ao meio ambiente."

É uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, solo e altitude, dentre outros critérios

é uma comunicação escrita papal, dirigida aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis, e que trata de matéria doutrinária em variados campos, como fé, costumes, culto e doutrina social

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional