Curitiba – O boletim da dengue divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que 15 municípios saíram da lista de epidemia da doença. Por outro lado, outras nove cidades passaram a enfrentar situação epidêmica.
As cidades de Primeiro de Maio, Santa Fé, São João do Caiuá, Goioerê, Japurá, Formosa do Oeste, Ubiratã, Marialva, Terra Roxa, Peabiru, Quinta do Sol, Amaporã, Nova Londrina, Fênix e Terra Rica tiveram queda significativa no número de casos nos dois últimos meses.
Conforme Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, a maioria dos municípios que saíram da epidemia passou pelo auge da epidemia entre janeiro e fevereiro. No entanto, alerta, todos devem se manter vigilantes com a doença.
"Ainda há muito o que ser feito, mas observamos que esta diminuição é uma tendência que vem se confirmando. O trabalho conjunto das equipes municipais de endemias e da Sesa fez com que o resultado aparecesse. A população também contribuiu para esta redução", afirmou.
"Verificamos que a situação está voltando à normalidade no Paraná e, com a chegada do inverno, a tendência é que a quantidade de criadouros do mosquito também diminua", completou.
Por outro lado, os municípios de Umuarama, Colorado, Sertanópolis, Floraí, Indianópolis, Tupãssi, Santa Izabel do Ivaí, Douradina e Jaguapitã agora enfrentam epidemia da doença. No total, são 63 cidades nesta situação.
Segundo o novo boletim, o total de casos confirmados chegou a 27.081 e a quantidade de notificações atingiu 78.660. A Sesa ainda confirmou mais uma morte, desta vez a de uma jovem de 22 anos, moradora de Campo Mourão. Diane Fermino Montor deu entrada no Hospital Santa Casa no último dia 5, com sintomas da doença. Ela foi medicada e recebeu alta no dia seguinte. No domingo, voltou ao hospital e seguiu direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde não resistiu e morreu no mesmo dia. O teste rápido já tinha constatado que a jovem estava com a doença.
Após a confirmação da morte pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), a Sesa confirmou a morte da jovem no boletim divulgado ontem. Com mais esta ocorrência, o total de vítimas fatais da dengue chega a 12 em todo o Estado.
Os municípios com a maior quantidade de casos confirmados são Paranavaí (8.320), Peabiru (2.262) e Campo Mourão (1.543). Já aqueles com mais suspeitas são Paranavaí (10.329), Campo Mourão (5.914) e Maringá (4.311).