A presidente Dilma Rousseff disse, nesta quarta-feira (18), que está em estudo a contratação de uma empresa para auxiliar a reforma da estrutura e a gestão de aeroportos regionais no Brasil. Ela confirmou também a construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo.

Ao dizer que esses aeroportos requerem "necessariamente investimento público", Dilma informou que quer contratar um "grande administrador de aeroportos" para "dar um salto na gestão". Além dos regionais, ela disse que entrariam no mesmo pacote aeroportos como o de Curitiba e o de Porto Alegre.

"Nós estamos muito interessados em uma proposta de construir algo como uma Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] Serviços, de fazer uma associação. Não no sentido do patrimônio, porque não é esse o interesse das empresas", acrescentou.

De acordo com a presidente, como são aeroportos de pequeno porte, não há a viabilidade de serem privatizados. "Esses aeroportos não têm rentabilidade para serem privatizados, eles não dão a rentabilidade necessária".

"A Secretaria de Aviação Civil contratou o Banco do Brasil, que está nos ajudando a fazer o estudo de todos os aeroportos. Nós vamos licitar pátio, pista e terminal de vários pequenos aeroportos", disse.

Segundo a presidente, essa licitação vai mudar "a estrutura regional dos aeroportos". Como a quantidade a ser licitada é grande, ela disse que o estudo será feito em etapas. Dilma também informou que "possivelmente" São Paulo terá um terceiro aeroporto. "Nós vamos liberar a questão de ter três aeroportos em São Paulo, mas não está claro ainda quando vai ser. Vai ser rápido, não sei ainda".