A Associação Brasil Parkinson está promovendo um congresso online voltado para a comunidade em torno da doença de Parkinson; pacientes, cuidadores, familiares e profissionais da saúde. A inscrição tem o valor de R$ 190, e oferece o certificado de participação.

O mal de Parkinson é uma doença neurológica que causa um distúrbio no sistema nervoso central afetando os movimentos, o tremor é o sintoma mais característico da doença, mas existem exceções.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) existem cerca de 4 milhões de pessoas no mundo que têm a doença de Parkinson. No Brasil a estimativa é que em torno de 200 mil pessoas padecem desta enfermidade.

O congresso vai contar com 25 linhas temáticas, abrangendo diversas perspectivas dentro do universo da doença. O evento está sendo disponibilizado em aulas gravadas ministradas por diversos profissionais de referência na área; afirmou a coordenadora do congresso e fisioterapeuta da Associação Brasil Parkinson, Bruna Thays Rosa.

“O inscrito terá acesso a informação de qualidade por especialistas renomados nacionais e internacionais. Poder discutir casos reais com equipe multidisciplinar. Acesso às aulas gravadas com a possibilidade de assistir, parar, rever. Possibilidade de ouvir a queixa de outros pacientes / cuidadores”.

Além de instruir e aperfeiçoar, o evento aborda um tema importante no assunto, a conscientização sobre o início de um tratamento precoce e prevenção da doença, entretanto a palavra “prevenção” continua engavetada, é o que explica o especialista em Parkinson e transtornos de movimento Dr. Gabriel Sampaio Froehner.

“Como a doença não tem uma causa bem definida não podemos falar em prevenção. Porém, sendo uma doença em que a inflamação tem um papel preponderante, buscar um estilo de vida saudável diminui o risco. Aí estamos falando principalmente em fugir do sedentarismo praticando atividade física regular, alimentação com foco em legumes e verduras, sono adequado e saúde mental em dia. Já sobre tratamento precoce, quando antes se busca o diagnóstico e se começa um tratamento, melhor a qualidade de vida daquela pessoa porque menos sintomas e mais autonomia ela vai ter. “

Cleide Lovato Daré teve seu diagnóstico de Parkinson em 2004, no auge dos seus 45 anos, apesar dos medos e não aceitação, hoje convive da melhor forma possível com a doença. Cleide Lovato descreve a ABP como um lugar acolhedor a todos que podem chegar até a associação, e conta com entusiasmo a importância do congresso para aproximar as pessoas que convivem com o Parkinson.

“Eu acho que esse congresso vem para atingir muitas pessoas, muito mais que nosso universo na ABP, e gostaria muito que os médicos, cuidadores e pacientes tivessem acesso a esse congresso, porque vai trazer bastantes informações novas, e olhares diferentes sobre a forma de diagnóstico que é tão difícil para algumas pessoas, já que pode levar de 2 até 5 anos, além das novas perspectivas sobre cuidados, medicamentos e tratamento.”

O 11° Congresso das Associações Parkinson do Brasil começou na última sexta-feira (10) e vai até o dia 9 de dezembro; as aulas gravadas serão disponibilizadas do primeiro até o último dia do evento. Nos dias 24 e 25 de novembro vai acontecer os debates ao vivo com os principais profissionais da área.

A inscrição pode ser feita no site https://abrir.link/4aKaT

Supervisão: Patricia Maria Alves - Editora